A Endesa é o segundo maior fornecedor de eletricidade e gás em Portugal e tem disponíveis para os clientes particulares, empresas e condomínios várias tarifas fixas, indexadas e variáveis. Pode aderir aos planos Endesa sem fidelização e com várias promoções e ofertas, e está disponível a tarifa social para clientes com baixos rendimentos ou com apoios sociais.
A Endesa tem preços kWh baixos para a luz e o gás e com vantagens para os clientes como oferta de uma fatura por ano e descontos até 16%. A adesão é simples e rápida, feita em apenas um dia sem qualquer corte de fornecimento ou visita técnica a casa dos clientes. Depois de aderir pode enviar todos os meses as leituras dos contadores de luz e gás Endesa por várias formas, comunicando por telefone, no site ou na App Endesa.
Na Área de Cliente MyEndesa pode fazer a gestão de todo o contrato e dos serviços Endesa. Esta área privada permite analisar as faturas, obter históricos de consumo, gerir serviços contratados e obter apoio ao cliente. Também pode obter os dados de cobrança das faturas, que pode pagar por débito direto, referência bancária, MBWay ou em dinheiro nas lojas Endesa e em outros espaços.
Para saber quanto poupa com a Endesa e se este é o fornecedor com preços mais baixos para sua casa utilize o simulador de preços de eletricidade e gás. Indique os seus consumos kWh, potência contratada e escalão do gás, compare todas as empresas e descubra todas as vantagens das tarifas Endesa no simulador de luz e gás.
Que tarifas de luz e gás tem a Endesa em 2025?
A Endesa tem tarifas simples de luz e gás em 2025 para clientes particulares e tarifas Endesa para empresas, com preços fixos de eletricidade e ciclos simples ou bi-horários. Há também tarifas indexadas aos preços diários de produção de eletricidade e tarifas dinâmicas com preços de energia atualizados a cada hora. As tarifas da Endesa em 2025 são as seguintes:
- Tarifas simples com ciclo fixo, em que os preços estabelecidos são fixos durante doze meses
- Tarifas simples com ciclo bi-horário, em que os preços são fixos durante doze meses e a eletricidade é mais cara durante o dia e mais barata durante a noite e no fim de semana
- Tarifas indexadas, com preço da eletricidade que muda diariamente de acordo com os valores do OMIE
- Tarifas dinâmicas, em que os preços da eletricidade são atualizados a cada hora de acordo com os custos de produção do OMIE
Quais são os planos de luz e gás Endesa?
Existem quatro planos Endesa para eletricidade, para gás ou para luz e gás em 2025. Nas tarifas Quero+, Endesa e-Luz e Endesa Happy pode escolher ciclo fixo ou bi-horário Endesa, enquanto a Tarifa Aniversário só está disponível com ciclo fixo e potência contratada até 6.9 kVA:
- Quero+: Descontos até 16% no preço kWh eletricidade Endesa e no gás Endesa durante o primeiro ano de contrato
- E-Luz e Gás: Tarifa de energia Endesa com descontos de 14% para sempre na fatura.
- Tarifa Aniversário: Uma fatura grátis por ano para os clientes de luz e gás Endesa.
- Happy: Tenha um dia grátis de eletricidade por semana;
A Endesa é mercado livre ou mercado regulado?
A Endesa é mercado livre de energia, com descontos e outras ofertas de adesão. A Endesa é mais barata que a SU Eletricidade, a única empresa do mercado regulado de luz, e tem de momento os preços mais baixos de eletricidade em Portugal.
Os contratos da Endesa têm fidelização?
Não, os contratos da Endesa não têm fidelização e pode mudar de empresa sempre que desejar. Se tem contrato de luz e gás podem mudar apenas um destes serviços e permanecer com a eletricidade ou o gás na Endesa.
Posso aderir à tarifa social na Endesa?
Sim, pode aderir à tarifa social na Endesa, de forma automática ou com o envio dos documentos que comprovam que tem direito a este apoio. Também estão disponíveis na Endesa os descontos na eletricidade para famílias numerosas.
O que é preciso para ter a tarifa social na Endesa?
Para ter tarifa social na Endesa aguarde a atribuição automática pela DGEG, que utiliza os dados da Segurança Social e Autoridade Tributária, ou envie os comprovativos de rendimentos, de subsídio de desemprego ou de outros apoios sociais para ter direito a este desconto.
Qual é o preço kWh Endesa de eletricidade em 2025?
Os preços kWh Endesa de eletricidade em 2025 são os seguintes:
- 0.1485€/kWh - Endesa e-Luz
- 0.1557€/kWh - Endesa Quero+ Eletricidade
- 0.1761€/kWh - Endesa Aniversário Eletricidade
- 0.2458€/kWh - Endesa Happy Luz
A que horas a eletricidade é mais barata na Endesa?
A eletricidade é mais barata na Endesa das 00.00H às 07.00H dos dias de semana, entre as 22h e as 09.00h e das 13.00h às 18.30h no sábado e todo o domingo. Estas horas correspondem ao período de Vazio da tarifa bi-horária Endesa.
Qual é o preço da potência contratada de eletricidade na Endesa em 2025?
O preço da potência contratada na Endesa em 2025 vai dos 0.3266€/dia (3.45kVA) até aos 1.4981€/dia (20.7kVA) no plano Endesa Quero+. No plano Endesa e-Luz osa preços vão dos 0.2421€/dia (3.45kVA) até aos 1.4873€/dia (20.7kVA).
O preço da potência contratada é igual com ciclo simples e com o ciclo bi-horário Endesa.
Como escolher a potência contratada na Endesa?
Para escolher a potência contratada na Endesa verifique quanto gastam os eletrodomésticos que liga em simultâneo na sua casa. Normalmente para duas pessoas basta uma potência de 3.45kVA e para quatro pessoas em casa uma potência de 6.9 kVA.
Qual é o preço do kWh do gás Endesa em 2025?
Os preços kWh do gás Endesa em 2025 são os seguintes:
- 0.0906€/kWh (Escalão 1) a 0.0761€/kWh (Escalão 4) - Endesa Quero+ Gás
- 0.0795€/kWh (Escalão 1) a 0.0805€/kWh (Escalão 4) - Endesa e-Gás
- 0.0914€/kWh (Escalão 1) a 0.0855€/kWh (Escalão 4) - Endesa Aniversário Gás
- 0.0966€/kWh (Escalão 1) a 0.0902€/kWh (Escalão 4) - Endesa Happy Gás
Qual o preço diário do escalão do gás Endesa em 2025?
O preço diário do escalão do gás Endesa em 2025 vai dos 0.1602€/dia (escalão 1) até aos 0.5822€/dia (Escalão 4) no plano Endesa Quero+ Gás. No plano Endesa e-Gás os preços vão dos 0.1344€/dia (escalão 1) até aos 0.6261€/dia (Escalão 4).
Quais as vantagens da Endesa?
As vantagens da Endesa são:
- Ofertas de adesão até 100€ - Receba até 100€ de oferta nas faturas, fatura grátis por ano ou dias da semana em que não paga a eletricidade e gás
- Descontos até 21%- A Endesa tem descontos até 21% nas faturas.
- Plano Amigo- Se convidar amigos para aderir à Endesa ganham ambos 12€ de desconto
- Serviços Online - Faça a gestão do contrato, pagamentos e envio de leituras através da app Endesa Portugal ou Área de Cliente MyEndesa.
Como aderir à Endesa?
Para aderir à Endesa use o simulador de preços de luz e gás, compare as tarifas e escolha a mais barata para descobrir quanto poupa nas faturas. Deixe os seus dados para aderir à Endesa por telefone, online ou presencialmente numa loja Endesa.
Que documentos são necessários para aderir à Endesa?
Os documentos necessários para aderir à Endesa são os seguintes:
- Nome e NIF do cliente;
- CPE do contador de eletricidade e/ou CUI do contador do gás;
- Morada de Fornecimento;
- E-Mail e IBAN (se quer aderir à fatura eletrónica e ao débito para ter mais descontos)
Quanto tempo demora a adesão à Endesa?
A adesão à Endesa demora 24h e 48h, e o cliente é informado quando tudo fica concluído. A adesão à Endesa é feita remotamente, sem cortes de fornecimento ou visitas técnicas a casa dos clientes.
Quanto tempo demora a Endesa a ligar a luz?
A Endesa demora um dia a ligar a luz quanto se trata de uma nova instalação. Para voltar a ter fornecimento de luz e gás depois de pagar faturas em atraso na Endesa demora no máximo 12 horas, como indicam as regras definidas pela ERSE.
Como fazer um novo contrato com a Endesa?
Para fazer um novo contrato com a Endesa use os dados da sua fatura atual: nome, NIF, CPE de eletricidade, CUI do gás e comprovativo de morada. Para ter mais descontos indique também o email e IBAN, e adira à fatura eletrónica e débito direto.
O processo para fazer um novo contrato com a Endesa é igual ao procedimento para mudar de outro fornecedor e também demora entre 24h e 48h a ficar concluído.
Como pedir a ligação da eletricidade à Endesa?
Para pedir a ligação da eletricidade à Endesa precisa de ter ligação à rede e um CPE fornecido pela e-Redes, use o simulador de luz e gás e indique o seu nome, NIF e morada.
Como mudar o titular do contrato na Endesa?
Para mudar o titular do contrato na Endesa siga o mesmo procedimento e forneça os mesmos documentos utilizados para aderir à Endesa.
Como cancelar contrato com a Endesa?
Para cancelar contrato com a Endesa aceda ao simulador de preços de luz e gás e escolha um novo fornecedor e deixe os seus dados para completar a mudança. Esta transição é automática, demora 24h a 72h e não tem custos.
Como enviar as leituras na Endesa?
Para enviar as leituras Endesa veja os dados no seu contador de luz e/ou gás e entre em contacto com a empresa. Pode enviar as leituras pelo formulário no site oficial, na Área de Clientes MyEndesa, através da App ou pelo número de apoio ao cliente – 800 10 10 33.
Quando devo enviar as leituras à Endesa?
Deve enviar as leituras à Endesa entre o dia 26 e o último dia do mês, ou na data indicada na fatura anterior, para os valores indicados ficam o mais próximo possível daqueles que são cobrados na fatura.
Como ler as contagens da Endesa?
Para ler as contagens da Endesa siga estes passos no contador de eletricidade:
- Veja os dados que aparecem no visor do contador digital
- Aponte os dados dos kWh de energia ativa
- Se tiver várias indicações de consumos em kWh aponte todos os valores
- Use os formulários de envio de leituras Endesa ou indique estes dados por telefone
Para ler as contagens da Endesa siga estes passos no contador de gás:
- Aceda ao contador de gás e verifique os valores presentes no mostrador
- Aponte os dados que aparecem à esquerda no quadro a negro, e ignore os dados que surgem sobre um findo vermelho
- Entre em contacto com o fornecedor ou use os formulários disponíveis para enviar as leituras de gás Endesa
Porque devo enviar as leituras da eletricidade e do gás à Endesa?
Deve enviar as leituras de eletricidade e gás à Endesa para evitar estimativas de consumos e acertos nas faturas seguintes.
Como ler a fatura Endesa?
Para ler a fatura Endesa verifique os consumos kWh, os preços kWh Endesa, o custo da potência contratada Endesa e os descontos atribuídos. Por fim, verifique o valor total da fatura e a data limite para pagamento ou data para débito em conta.
Na primeira página tem também uma secção com o NIF, a morada de fornecimento, o CPE da eletricidade e o CUI do gás, dados necessários para mudar de fornecedor de luz e gás.
Como pagar a fatura à Endesa?
Pode pagar a fatura à Endesa das seguintes formas:
- Débito Direto em conta
- Referência de pagamento através de multibanco ou no homebanking
- MBWay, através do MyEndesa
- Pagamento em dinheiro numa Payshop ou balcão CTT
- Pagamento em dinheiro numa loja Endesa
Como comunicar avarias elétricas à Endesa?
Não é possível comunicar avarias elétricas à Endesa. Se ficar sem luz em casa entre em contacto com a e-Redes, o operador da rede de eletricidade com a responsabilidade de resolver falhas elétricas, para o número 218100100 ou no formulário online “Estou sem Luz”.
O que é a Área de Cliente MyEndesa?
A Área de Cliente MyEndesa é a área privada para gerir o seu contrato, onde pode ver os dados de cliente, informações sobre as faturas e histórico de consumos, e fornecer as leituras de contadores de luz e gás. O MyEndesa está disponível online ou através da App para Android e para iOS.
Como fazer o registo no MyEndesa?
Para fazer o registo no MyEndesa indique o seu nome, email e NIF, escolha os dados de acesso pessoais (nome de utilizador e password) e conclua o processo com a validação dos dados e confirmação das informações fornecidas.
Como fazer login na Área de Cliente Endesa?
Para fazer login na Área de Cliente Endesa coloque o seu nome ou email de utilizador e confirme o acesso com a password. No acesso no smartphone através da App a autenticação é feita de forma automática.
O que posso fazer na Área de Cliente MyEndesa?
Na Área de Cliente MyEndesa pode fazer as seguintes pesquisas e tarefas:
- Consultar as faturas
- Enviar as leituras dos contadores de luz e gás
- Gerir os pagamentos das faturas e obter dados para pagar as faturas Endesa
- Gerir os serviços contratados de apoio
- Associar novos contratos
- Fazer convites para o Plano Amigo Endesa (em que tem 1€ de desconto por cada amigo que aderir à Endesa)
- Acompanhar pedidos e comunicações com a Endesa
- Analisar históricos de consumos
- Ver dicas para reduzir os consumos e baixar as faturas de energia
Quais são os contactos da Endesa?
Os contactos da Endesa são o número de telefone 800101033 para apoio aos clientes e envio de leituras e os formulários de contacto online e na App através do MyEndesa.
Como usar o simulador de preços Endesa?
Para usar o simulador de preços Endesa insira os consumos kWh de eletricidade e gás da sua fatura, a potência contratada e/ou o escalão de gás. Depois compare os preços de todos os fornecedores de energia, escolha o plano mais barato e deixe os seus dados para aderir ao melhor fornecedor de luz e gás.