Ativar Dark Mode

Avaria de Luz em Casa - Saiba quem contactar e quanto tempo demora a resolver

Nuno Fatela

Tem falta de luz em casa ou detetou uma avaria na iluminação pública? Saiba o que deve fazer nas várias situações de avarias elétricas, o contacto da EDP Distribuição e quanto tempo demora a chegar o Piquete EDP. A falta de luz em casa pode levar a avarias em equipamentos elétricos e também a outros problemas com o frigorífico, arca e os alimentos ali guardados. Como tal, agora pode ficar a saber o que fazer numa avaria elétrica e como contatar a EDP Distribuição, responsável pela resolução dos problemas na maioria dos casos e também quando e como pode reclamar e pedir uma indemnização por avarias elétricas.

O que fazer em caso de avaria elétrica?

Quando existe uma avaria elétrica a primeira coisa a fazer é detetar a origem do problema. Verifique se ficou sem luz em casa ou se é um corte geral na rede pública. Se toda a zona onde mora está às escuras, é uma avaria na eletricidade pública, mas se os vizinhos e a rua estão com eletricidade então a avaria elétrica é só na sua casa.

Os principais motivos para ficar sem luz em casa são o quadro elétrico disparar ou cortes de fornecimento. O disparo do quadro acontece por exceder a potência contratada (demasiados equipamentos ligados em simultâneo), mas também pode ter origem num curto-circuito ou outro problema técnico.

Se o quadro não disparou ou não volta a ligar deve contactar a e-Redes (o antigo piquete EDP de avarias elétricas) para descobrir se a origem do problema está na instalação elétrica ou no quadro elétrico.

Como detetar falhas na rede pública de eletricidade?

Para detetar falhas na rede pública de eletricidade veja se a iluminação das ruas e as luzes das outras casas estão ligadas. Se está tudo às escuras então é um "apagão" e a falta de luz é geral.

Como reportar uma falha geral de energia?

Para reportar uma falha geral de energia contacte a e-Redes, anteriormente conhecida como EDP Distribuição. Ligue para o número de telefone 800 506 506, ou preencha o formulário online para avarias em sítios púbicos. Além disso, pode reportar estes problemas através da App e-Redes para Android ou para iOS.

O que fazer quando existe uma avaria elétrica em casa?

Quando existe uma avaria elétrica em casa comece por verificar se foi apenas um disparo do quadro elétrico por exceder a potência contratada. Se não foi esse o motivo ou se o quadro não volta a ligar contacte a e-Redes para saber o motivo do problema.

Devo chamar a e-Redes ou um eletricista em caso de avaria elétrica?

Quando a avaria elétrica não está relacionada com o quadro elétrico (por exemplo, se existe um curto-circuito numa tomada), basta chamar um eletricista certificado.

Se os problemas são causados por avarias no quadro elétrico, tem de chamar a e-Redes para verificar o problema. Se estiver isento de responsabilidade na avaria do quadro elétrico de casa, não há custos para a intervenção do Piquete EDP.

Como chamar o Piquete EDP?

Para chamar o Piquete EDP ligue para o número 800 506 506, use a App da e-Redes ou o formulário no site oficial da e-Redes. O Piquete EDP Avarias é agora o Piquete da e-Redes, depois da mudança de nome da empresa.

Quanto tempo demora o Piquete de Avarias Elétricas a responder às chamadas?

O Piquete de Avarias Elétricas responde a 88% dos telefonemas em menos de um minuto e o tempo máximo para chegar ao local é de 4 horas. Este prazo desce para metade quando se trata de clientes prioritários.

Quanto tempo demora o Piquete EDP?

O Piquete EDP demora no máximo quatro horas, mas o tempo de resposta depende da distância para chegar à sua morada. Nas regiões urbanas e mais populosas o tempo de espera do Piquete EDP é inferior a uma hora.

O que fazer quando o Piquete EDP demora muito tempo a chegar?

Quando o Piquete EDP demora muito tempo a chegar e são ultrapassados os tempos máximos previstos para a chegada, os clientes têm direito a ser indemnizados, como indicam os direitos do consumidor na eletricidade e gás. Os prazos limites só podem ser ultrapassados em situações de força maior, como calamidades.

Posso reclamar e pedir uma compensação se o Piquete EDP demorou muito?

Sim, pode reclamar e pedir uma compensação se o Piquete EDP demorou muito a chegar para resolver a avaria elétrica e também por outros motivos. Estes pedidos de compensação podem ser feitos, por exemplo, caso algum equipamento elétrico fique avariado devido a um incidente elétrico.

As indeminizações também podem estar relacionadas com a demora na intervenção. Segundo o mais recente Relatório de Qualidade EDP Distribuição, o tempo de resposta do Piquete EDP deve ser, no máximo de 2H para clientes prioritários. Para os restantes clientes, o tempo máximo é de 4H. E, como referido nesse mesmo documento, "o não cumprimento do estabelecido no RQS dá origem, se o incumprimento for da responsabilidade do operador, a que este pague uma compensação ao cliente".

Como pedir uma indemnização à E-Redes?

Para pedir uma indemnização à E-Redes para ser recompensado basta aceder à página de pedido de indemnização da e-Redes e expor o seu caso. Depois o processo os trâmites legais, sendo analisado para obter uma decisão.

O que fazer quando há uma avaria elétrica na rua?

Quando há uma avaria elétrica na rua entre em contacto com a e-Redes pelo número 800 506 506 ou através do formulário para reportar avarias elétricas online. A partir daqui a empresa vai procurar a origem do problema e tratar de resolver as avarias elétricas que deixaram as ruas sem luz.

Há várias razões para que fique sem luz na rua. Alguns dos principais motivos destes designados "apagões" são:

  • Cortes agendados, por exemplo para obras públicas.
  • Avarias nas subestações ou outros equipamentos e redes de transporte;
  • Condições climáticas adversas, como tempestades ou tornados;
  • Incêndios, cheias e outros desastres que originem a queda dos cabos e demais problemas;
  • Furto de cobre e outras questões de origem criminal;

Como saber que existe uma falha na eletricidade onde moro?

Para saber de falhas na eletricidade onde mora verifique no site da e-Redes se existe alguma interrupção programada na rede elétrica. Sempre que está programado um corte de eletricidade a e-Redes é obrigada a informar os clientes com antecedência mínima de 36 horas. Estas regras são definidas pelo Regulamento das Relações Comerciais publicado pela ERSE.

O corte na rede pública não deve exceder as 8 horas e deve ser feito, preferencialmente, ao domingo entre as 5h e as 15h. Existe ainda um limite máximo de cinco interrupções de eletricidade na rede pública por razões de serviço a cada cliente por ano.

Quanto tenho de pagar para resolver avarias elétricas?

Não existem custos para resolver avarias elétricas quando o problema é alheio ao cliente. Se o problema é causado pelo cliente (má utilização, alteração indevida, danos, etc) tem de pagar os custos da mão de obra e da deslocação do técnico. Além disso, se for necessário trocar algum equipamento ou peça, também terá esse custo associado.

Os packs de assistência dos fornecedores de energia resolvem problemas elétricos?

Sim, os packs de assistência dos fornecedores de energia resolvem problemas elétricos causados por avarias na rede interna de casa. Sempre que fica sem energia e o quadro está a funcionar corretamente pode acionar os serviços de proteção do seu fornecedor de luz.

Estes pacotes de assistência estão disponíveis para a rede e para os eletrodomésticos, e podem ser contratados em empresas como a Endesa, a EDP Comercial, a Iberdrola ou a Repsol. Eles representam um custo acrescido na fatura mensal, mas também garantem assistência rápida quando existe uma avaria elétrica em casa.

Poupe até 50% nas faturas

Simular