Ativar Dark Mode

Crédito Pessoal para Reformados e Pensionistas - Veja como ter fazer e conseguir aprovação

Válter Correia

O crédito pessoal para pensionistas está disponível para todos os clientes que cumprem os limites de idade definidos pelos bancos. Eles têm uma aprovação mais exigente, devido ao risco de incumprimento e ausência de seguros de proteção. Os rendimentos para o pedido são calculados a partir da pensão mensal e outras origens e para solicitar o crédito deve usar um simulador de crédito pessoal e depois falar com o banco ou um intermediário de crédito.

O crédito pessoal para reformados exige o envio de documentos como comprovativo de reforma e declaração de IRS, para ser feita a aprovação depois de verificada a capacidade de pagamento, taxa de esforço e histórico bancário. Não é necessário um fiador ou segundo titular quando os rendimentos são suficientes, mas os bancos exigem essas garantias quando há maior risco de incumprimento. Quando o pedido é recusado, há soluções conseguir o crédito pessoal para pensionistas, como ajustar o valor ou prazo do empréstimo.

Posso ter crédito pessoal como pensionista?

Sim, pode ter crédito pessoal como pensionista desde que esteja dentro dos limites de idade permitidos para fazer um empréstimo. Pode usar o dinheiro do crédito para diversas finalidades e, quando tem rendimentos elevados, a aprovação é simples e rápida porque os rendimentos são regulares.

Estes pedidos são mais complicados de aprovar porque existe um risco de incumprimento mais elevado. Além disso, os clientes com mais de 65 anos não podem aceder aos seguros de proteção ao crédito. No entanto, quando os clientes cumprem os critérios de aprovação e de solvabilidade podem usar o dinheiro do crédito pessoal para pensionistas e reformados em qualquer projeto que desejem.

É mais difícil ter crédito pessoal como reformado?

Sim, é mais difícil ter crédito pessoal como reformado porque o risco de incumprimento associado à idade, com problemas de saúde e falecimento, é mais elevado. Este risco obriga os bancos a uma análise mais exigente e que torna mais difícil obter crédito como reformado.

Outro motivo para a maior dificuldade em ter crédito pessoal como pensionista prende-se com os limites de idade para ter um seguro de proteção ao crédito. Estas apólices estão disponíveis para clientes até 65 anos de idade e, por isso, não servem de mecanismo de proteção para o pagamento do crédito por clientes mais velhos.

Posso pedir crédito pessoal como pensionista para que projetos?

Pode ter crédito pessoal como pensionista para qualquer projeto que desejar. Estes créditos estão disponíveis para compra de eletrodomésticos ou mobilia, férias, lazer, crédito para pagar casamentos ou batizados e também com finalidades específicas como empréstimos para despesas de saúde ou crédito para energias renováveis.

Como é calculado o rendimento das pensões para crédito pessoal?

O rendimento das pensões para crédito pessoal é calculado da mesma forma que são calculados para trabalhadores com contrato. Isto significa que são considerados os rendimentos mensais (pensão ou recibos de vencimento) e outras fontes de rendimento como trabalho a recibos verdes, rendas de casas, lucros com poupanças e certificados de aforro e e também com outras origens.

Preciso ter uma taxa de esforço mais baixa para ter crédito como reformado?

Não é preciso ter uma taxa de esforço mais baixa para ter crédito como reformado, porque basta estar abaixo dos limites de 33% para conseguir a aprovação do financiamento. Isto significa que não deve usar mais de ⅓ do seu salário para pagar as prestações mensais de todos os créditos.

O crédito pessoal tem juros mais altos para pensionistas?

Não, o crédito pessoal não tem juros mais altos para pensionistas porque existem limites máximos para a TAEG que podem ser praticadas nos empréstimos para todos os clientes. A taxa de juros é definida pelos bancos de acordo com uma análise pessoal do perfil bancário, seja para pensionistas ou para trabalhadores.

Como pedir crédito pessoal como pensionista?

Para pedir crédito pessoal como pensionista use um simulador de crédito para comparar todos os bancos. Depois procure apoio de um intermediário de crédito para conseguir o melhor empréstimo ou faça o pedido diretamente ao banco.

Depois de pedir crédito pessoal para reformados tem de fornecer todos os documentos pedidos pelo banco, que vai analisar o pedido para fazer a aprovação. Para o processo ser mais rápido faça um pedido de crédito online.

Em que bancos posso pedir crédito pessoal como reformado?

Pode pedir crédito pessoal como reformado em todos os bancos mas é mais rápido e mais fácil obter este empréstimo em financeiras como no Crédito Pessoal Cofidis, no Crédito Pessoal Cetelem ou no Crédito Pessoal Cofidis. Para conseguir o melhor crédito e obter apoio para seu pedido recorra a um intermediário de crédito.

Que documentos preciso para crédito pessoal como pensionista?

Para crédito pessoal como pensionista envie os seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão (ou BI + NIF ou Passaporte + NIF)
  • Comprovativo de Morada
  • Declaração Modelo 3 de IRS ou Nota de Liquidação do IRS
  • Último comprovativo de reforma / de pagamento da pensão
  • Extrato Bancário dos últimos 3 a 6 meses
  • Comprovativo de IBAN
  • Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal
  • Comprovativos de Despesas em créditos com finalidades específicas, como Crédito Saúde, Crédito Formação ou Crédito Energias Renováveis
  • Se é pensionista mas continua registado nas finanças para trabalhar com recibos verdes junte também os comprovativos exigidos no crédito pessoal para trabalhadores independentes. Além disso, para cidadãos estrangeiros é preciso fornecer um NIF e a Autorização de Residência no pedido de crédito pessoal para estrangeiros.

    Como ter aprovação de um crédito pessoal como pensionista?

    Para ter aprovação de um crédito pessoal como pensionista siga estes passos:

    • Valor dos Rendimentos - Ter capacidade monetária para pagar a prestação do empréstimo
    • Limite de Idade - Ficar abaixo do limite de idade para crédito pessoal colocado pelos bancos, que varia entre os 75 e os 80 anos
    • Taxa de Esforço - Ficar abaixo dos limites da taxa de esforço para crédito pessoal (33%) e, preferencialmente, ter uma taxa de esforço inferior
    • Histórico Bancário - Não estar na lista negra de crédito por dívidas no pagamento de empréstimos nas informações do Banco de Portugal
    • Documentação e Informação fidedigna - Colocar informações verdadeiras no pedido de crédito e que podem ser comprovadas através da documentação enviada

    É preciso fiador para ter crédito pessoal como reformado?

    Não é preciso fiador para ter crédito pessoal como reformado quando recebe uma pensão com valores suficiente altos para suportar sem problemas o custo da prestação mensal.

    É preciso um segundo titular para ter crédito pessoal como reformado?

    Não é preciso um segundo titular para ter crédito pessoal como reformado porque basta cumprir os requisitos de rendimentos e dos limites da taxa de esforço para ter a aprovação do crédito pessoal para pensionistas.

    Quando tem rendimentos baixos ou mais empréstimos, o banco pode exigir um segundo titular para reduzir o risco de aprovar o empréstimo para reformados.

    Os bancos pedem garantias ou avais para dar crédito a reformados?

    Não, os bancos não pedem garantias ou avais para dar crédito a reformados quando existe solvabilidade e capacidade para pagar o empréstimo sem problemas. Estas garantias só são exigidas quando o risco de incumprimento do crédito é mais elevado.

    O que fazer quando o crédito pessoal para pensionistas e reformados é recusado?

    Quando o crédito pessoal para pensionistas e reformados é recusado adapte o pedido, com um prazo mais largo ou valor mais baixo, ou adicione um segundo titular. Isto permite ao banco reanalisar o pedido para fazer a aprovação do crédito pessoal.

    Crédito Pessoal para Pensionistas - Passo-a-Passo

    Para ter crédito pessoal como pensionista siga estes passos:

    1. Aceda ao simulador de crédito pessoal e indique o valor pretendido e prazo de pagamento
    2. Compare todos os bancos e escolha o melhor crédito pessoal. Faça o pedido no banco ou através de um intermediário de crédito
    3. Forneça os seus dados pessoais e indique os seus rendimentos para a pré-aprovação
    4. Envie todos os documentos pedidos pelo banco, como declaração de IRS e declaração anual de pensão
    5. O banco analisa o pedido e faz a aprovação do crédito pessoal para reformados e pensionistas
    6. Assina o contrato (presencialmente, com assinatura digital ou por SMS) e o dinheiro é transferido para a sua conta, onde fica disponível num prazo até 48 horas

    Pedir Agora Crédito Pessoal

    Simular