Ativar Dark Mode

Crédito Pessoal para Estrangeiros - Saiba o que pedem os bancos e como conseguir aprovação

Válter Correia

O crédito pessoal para estrangeiros está disponível em Portugal para residentes permanentes e para não residentes. Para estrangeiros com contrato de trabalho permanente, o processo é simples, sem necessidade de garantias, seguros ou avais, e com várias finalidades, como obras em casa, lazer, educação e saúde. Para estrangeiros não residentes, apenas o Novo Banco tem uma oferta específica.

A aprovação do crédito pessoal para estrangeiros residentes permanentes não é difícil, que têm de ter mais de cinco anos de residência em Portugal e rendimentos constantes. Para os não residentes o processo é mais complicado e requer um histórico financeiro sólido. A análise de crédito para estrangeiros segue os mesmos critérios que para portugueses, com a taxa de esforço ideal fixada em 33%.

Há crédito pessoal para estrangeiros em Portugal?

Sim, há crédito pessoal para estrangeiros em Portugal, com soluções de crédito pessoal para imigrantes residentes permanentes e para não residentes. Para estrangeiros com contrato de trabalho permanente o processo é bastante simples e os financiamentos estão disponíveis sem garantias, seguros ou avais e para todas as finalidades.

O crédito pessoal para imigrantes com residência permanente é mais simples de obter porque, com o documento de autorização de residência, a análise é idêntica aos pedidos para cidadãos nacionais. Para não residentes é mais complicado, mas no Novo Banco existe uma oferta específica para estes clientes.

É mais difícil ter crédito pessoal como estrangeiro?

Não, não é mais difícil ter crédito pessoal como estrangeiro quando é residente permanente, com mais de cinco anos de residência em Portugal e tem rendimentos constantes, preferencialmente com contrato de trabalho de efetivo. Neste caso tem todos os documentos de rendimentos usados para a análise de crédito habitual e, como tal, é fácil fazer o seu crédito.

Quando não tem residência permanente em Portugal ou é trabalhador independente os procedimentos são mais difíceis no crédito pessoal para emigrantes. Para não residentes só existe um banco com oferta específica e, quando não tem contrato de trabalho de efetivo, é preciso um bom histórico de rendimentos com recibos verdes para o pedido ser aprovado.

Posso pedir crédito pessoal como estrangeiro para que projetos?

O crédito pessoal para estrangeiros está disponíveis para todos os projetos que desejar e pode usar o dinheiro para obras em casa, equipamentos eletrónicos ou eletrodomésticos, lazer, educação, saúde ou energias renováveis. Também pode ter um crédito multifinalidades que serve para financiar vários projetos em simultâneo.

Como é calculado o rendimento do crédito pessoal para trabalhadores estrangeiros?

O rendimento do crédito pessoal para trabalhadores estrangeiros é calculado da mesma forma que no crédito para portugueses. Se é trabalhador efetivo basta enviar os últimos recibos de vencimento e a nota de liquidação do IRS para o banco saber os seus rendimentos mensais, e este é o processo mais simples.

Quando é trabalhador independente os rendimentos são calculados com a Modelo 3 ou a Nota de Liquidação do IRS, sendo dividido o valor total pelos meses do ano para saber os rendimentos médios. Neste caso o banco pede também os últimos recibos verdes e o extrato bancário para conferir a frequência com que recebe pagamentos de serviços ou como ENI.

Preciso ter uma taxa de esforço mais baixa no crédito para estrangeiros?

Não é preciso ter uma taxa de esforço mais baixa no crédito para estrangeiros. Os limites continuam a ser de 33% para a taxa de esforço ideal e com possibilidade dos bancos aprovarem os créditos pessoais até 50% da taxa de esforço quando tem rendimentos altos.

Para calcular a taxa de esforço no crédito para emigrantes multiplique o valor de todas as prestações de crédito por 100 e depois divida esse valor pelo seu salário líquido. Desta forma vai conseguir calcular a percentagem da taxa de esforço.

O crédito pessoal tem juros mais altos para estrangeiros?

Não, o crédito pessoal não tem juros mais altos para estrangeiros. Existe um limite de TAEG definido pelo Banco de Portugal para todos os créditos e os bancos fazem uma análise personalizada de cada pedido para definir a taxa de juros do crédito pessoal.

Como pedir crédito pessoal para estrangeiro?

Para pedir crédito pessoal para estrangeiros comece por colocar o valor e prazo do pedido num simulador de crédito pessoal. Depois compare as propostas e faça o pedido para o crédito pessoal mais barato ou com o apoio de um intermediário de crédito. Depois envie os todos os documentos exigidos e espere pela análise do banco para obter a aprovação do pedido.

Em que bancos posso pedir crédito pessoal para estrangeiros?

Pode pedir crédito pessoal para estrangeiros em todos os bancos quando tem autorização de residência permanente em Portugal após cinco anos a viver no país. Neste caso basta apresentar o cartão de residência permanente e o NIF para comprovar a sua identidade e fazer o pedido.

Para estrangeiros não residentes só existe uma oferta no Crédito Pessoal Novo Banco. Neste banco pode pedir entre 2.000€ e 75.000€ com prazos de pagamento entre 2 e 7 anos e uma TAN fixa de 8,95%.

Que documentos preciso no crédito pessoal para estrangeiro?

No crédito pessoal para estrangeiro precisa de fornecer os comprovativos de autorização de residência em Portugal e outros documentos pessoais, de rendimentos e de informação bancária. A lista de documentos para empréstimos pessoais a estrangeiros é a seguinte:

  • Cartão de Residência Permanente + NIF
  • Comprovativo de Morada (fatura de despesa mensal, como água ou eletricidade)
  • 3 Recibos de Vencimento mais recentes
  • Declaração de Vínculo Laboral emitida pela entidade patronal
  • Nota de Liquidação do IRS ou Modelo 3 do IRS mais recente, obtida no Portal das Finanças
  • Comprovativo de IBAN da conta bancária associada ao empréstimo
  • Extrato Bancário dos últimos 3 ou 6 Meses
  • Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal

Se é trabalhador independente os documentos de rendimentos necessários mudam para conseguir um crédito pessoal com recibos verdes.

Como ter aprovação de um crédito pessoal para estrangeiros?

Para ter aprovação de um crédito pessoal para estrangeiros tem de cumprir os critérios definidos pelos bancos, que são ter rendimentos estáveis (preferencialmente com contrato de efetivo), um histórico bancário sem dívidas de crédito e também ficar abaixo dos limites da taxa de esforço.

Cumpridos estes critérios e com autorização de residência permanente consegue ter o crédito pessoal para estrangeiros aprovado. O empréstimo é recusado sempre para quem tem emprego temporário ou não tem emprego, porque não existe crédito pessoal para desempregados.

É preciso ter fiador no crédito pessoal para estrangeiros?

Sim, é preciso ter fiador no crédito pessoal para estrangeiros não residentes. Nesta situação, como os requerentes não vivem em Portugal (e muitas vezes também não têm rendimentos no país) é preciso alguém que vive no país para garantir o pagamento do crédito em caso de incumprimento.

É preciso ter um segundo titular no crédito pessoal para estrangeiros?

Não é preciso ter um segundo titular no crédito pessoal para estrangeiros quando apresenta rendimentos altos, uma baixa taxa de esforço e tem contrato de trabalho como efetivo. Só é preciso um segundo titular quando não cumpre os limites da taxa de esforço e existe maior risco de incumprimento no pagamento do crédito.

Os bancos pedem garantias ou avais para dar crédito pessoal a estrangeiros?

Não, os bancos não pedem garantias ou avais para dar crédito pessoal a estrangeiros. Os créditos pessoais, e todos os créditos ao consumo, são feitos sem hipotecas, garantias ou avais na maioria dos bancos e isso só é exigido quando a análise do pedido indica que existe mais risco de não-pagamento do empréstimo.

O que fazer quando o crédito pessoal para estrangeiros é recusado?

Quando o crédito pessoal para pensionistas e reformados é recusado pode aumentar o prazo de pagamento, reduzir o valor do pedido ou adicionar um segundo titular. Pode também fazer o seguro de proteção ao crédito para dar mais segurança ao banco relativamente ao pagamento do empréstimo..

Crédito Pessoal para Estrangeiros - Passo-a-Passo

Para pedir crédito pessoal para estrangeiros siga estes passos:

  1. Aceda ao simulador de crédito pessoal e indique o valor pretendido e prazo de pagamento
  2. Compare todos os bancos e escolha o melhor crédito pessoal. Faça o pedido no banco ou através de um intermediário de crédito
  3. Forneça os seus dados pessoais e indique os seus rendimentos para a pré-aprovação
  4. Envie todos os documentos pedidos pelo banco, como declaração de IRS, recibos e o cartão de residência permanente + NIF
  5. O banco analisa o pedido e faz a aprovação do crédito pessoal para estrangeiros
  6. Assina o contrato (presencialmente, com assinatura digital ou por SMS) e o dinheiro é transferido para a sua conta, onde fica disponível num prazo até 48 horas

Pedir Agora Crédito Pessoal

Simular