- comparamais.pt
- Crédito Pessoal
- Pedido
- Crédito Pessoal Desempregados
Crédito Pessoal Para Desempregados - Saiba se pode ter crédito sem emprego em Portugal

Em Portugal só existe o crédito pessoal para desempregados com o objetivo de criar empresas ou ser trabalhador independente através do microcrédito. Este crédito visa gerar rendimentos e sair da situação de desemprego, exigindo um plano de negócios viável.
Para outras finalidades não existe crédito pessoal para desempregados, devido à falta de rendimentos constantes, nem mesmo com fiador ou segundo titular. Para obter crédito, um desempregado deve conseguir um contrato de trabalho ou criar um projeto empresarial ou optar pela reunificação de dívidas em empresas como a goBravo.
Posso ter crédito pessoal estando desempregado?
Só existe um tipo de crédito pessoal para desempregados, que é o crédito para criação de empresas. Este crédito está disponível através de soluções de microcrédito ou com programas apoiados por entidades como o IEFP e a Segurança Social, e tem como objetivo a criação de empresas ou do próprio emprego para deixar de estar em situação de desemprego.
Este crédito tem como objetivo permitir aos titulares terem rendimentos é tem aprovação para desempregados. Para outras finalidades não é possível ter crédito desempregado, porque não consegue apresentar ao banco rendimentos para pagar as prestações do empréstimo.
Nestas situações a melhor solução é a reunificação de dívidas, em que uma empresa negoceia com os bancos para conseguir reduzir o valor que tem de pagar e você ficar com apenas uma prestação. Esta solução está disponível com empresas especializadas em reunificação de créditos, como a goBravo.
É mais difícil ter crédito pessoal desempregado?
Sim, é muito mais difícil ter crédito pessoal desempregado. Como os únicos créditos são destinados à criação de empresas ou de emprego como trabalhador independente tem de apresentar um projeto com plano de negócios e viabilidade financeira para o banco lhe emprestar dinheiro.
Como é calculado o rendimento dos desempregados no crédito pessoal?
Não existe forma de calcular o rendimento dos desempregados no crédito pessoal. Mesmo que esteja a receber subsídios de desemprego ou apoios sociais esses valores são temporários e não entram na declaração de IRS e, como tal, não há forma de um desempregado apresentar rendimentos para calcular a taxa de esforço e o peso das prestações no orçamento mensal.
Como pedir crédito pessoal desempregado?
Para pedir crédito pessoal desempregado tem de criar um projeto e um plano de negócios para criação de empresa ou trabalhar a recibos verdes (onde já pode ter crédito pessoal para trabalhador independente. Este plano tem de demonstrar viabilidade financeira para ter um microcrédito ou crédito para investimento.
O crédito pessoal tem carência de capital para desempregados?
Os microcréditos têm carência de capital para desempregados, mas não existem créditos pessoais com carência de capital para desempregados.
O crédito pessoal fica com juros mais altos para desempregados?
Não é possível ter crédito pessoal para desempregados e, por isso, os bancos nem apresentam taxas de juros para estes pedidos, que são imediatamente recusados.
Que documentos preciso para ter crédito pessoal desempregado?
Não existem documentos no crédito pessoal desempregado, porque a lista de documentos para crédito pessoal inclui recibos de salário (ou recibos verdes) que estes clientes nunca conseguem apresentar sem ter trabalho.
Posso ter aprovação de um crédito pessoal desempregado?
Não é possível ter aprovação do crédito pessoal desempregado. Estes pedidos são imediatamente recusados por todos os bancos, seguindo regras definidas pelo Banco de Portugal que incluem a demonstração de capacidade para pagar o empréstimo. Sem rendimentos essa capacidade não existe e o crédito pessoal é reprovado.
Posso ter crédito pessoal desempregado com um fiador?
Não é possível ter crédito pessoal desempregado com um fiador, porque como não tem rendimentos o crédito é imediatamente recusado.
Posso ter crédito pessoal desempregado com um segundo titular?
Não é possível ter crédito pessoal desempregado com um segundo titular, porque como não tem rendimentos o crédito é imediatamente recusado. Se o outro titular tiver um emprego estável, é melhor ser ele a fazer o pedido de crédito, tendo consciência das obrigações que isso tem.
Os bancos dão crédito a desempregados com garantias ou avais?
Não, os bancos não dão crédito a desempregados com garantias ou avais, porque como não tem rendimentos o crédito é imediatamente recusado.
Existem alternativas ao crédito pessoal para desempregados?
Não existem alternativas ao crédito pessoal para desempregados em Portugal porque as regras que exigem ter rendimentos para obter financiamento se aplicam a todo o tipo de empréstimos. Como tal, não consegue aprovar nenhum tipo de crédito em Portugal quando está desempregado excepto para criar o seu próprio emprego.
Crédito Pessoal Desempregados - Passo-a-Passo
O único passo a seguir para ter crédito pessoal desempregado é mudar esta situação laboral. Se conseguir um contrato de trabalho, preferencialmente um contrato de trabalho como efetivo, pode ter aprovação do crédito pessoal. Se quiser criar uma empresa ou o próprio emprego os passos para ter crédito desempregado são os seguintes:
- Criar um plano de negócios para criação de empresa / emprego
- Fazer o pedido para microcrédito nos balcões dos bancos ou junto de entidades públicas, como o IEFP ou a Segurança Social
- Aguardar pela aprovação do pedido
- Receber o montante do crédito para investir e, dentro dos prazos definidos pelo banco ou entidades públicas, começar a atividade
Perguntas Frequentes
Os bancos emprestam dinheiro a desempregados?
Quais as alternativas ao crédito para desempregados?
Um desempregado pode ser avalista?
Pedir Agora Crédito Pessoal
Simular