- comparamais.pt
- Crédito Pessoal
- Aprovação
Quer um crédito com aprovação rápida? Veja as melhores opções aqui!

Para ter aprovação do crédito pessoal tem de cumprir os requisitos dos banco, que incluem enviar os documentos, ter rendimentos estáveis e o nome limpo no Banco de Portugal. Para aprovar creditos também é necessário cumprir os critérios internos do banco, como contratar seguros ou abrir uma conta bancária. Não é possível ter aprovação do crédito pessoal se tiver dívidas registadas no Banco de Portugal.
O processo de aprovação de crédito pessoal é relativamente simples e rápido. A pré-aprovação é imediata, mas a aprovação final requer uma análise detalhada dos documentos e do histórico bancário. Os bancos tradicionais podem demorar até 72 horas para dar uma resposta, mas a aprovação do crédito pessoal em na Cofidis, Cetelem e outras financeiras demora entre 24h e 48h.
Como conseguir a aprovação do crédito pessoal?
Para conseguir a aprovação do crédito pessoal cumpra os seguintes requisitos:
- Fornecer todos os documentos pedidos pelo banco
- Cumprir os limites da taxa de esforço
- Ter rendimentos estáveis e constantes
- Não ter o nome sujo no Banco de Portugal, com dívidas de créditos
- Ser maior de idade e não superar os limites de idade para pagamento do crédito (70 a 80 anos nos vários bancos)
- Cumprir critérios internos do banco (exigência de seguros, conta bancária e outros requisitos)
Quais são os passos para aprovar um crédito pessoal online?
Para aprovar um crédito pessoal online siga estes passos:
- Faça a simulação de crédito pessoal;
- Indique os dados necessários (nome, idade, rendimentos, situação laboral e outros encargos com créditos);
- Receba pré-aprovação imediata;
- Envie os documentos exigidos pelo banco;
- Aguarde a análise e receba a aprovação do crédito pessoal;
- Assine o contrato, por chave móvel digital, assinatura eletrónica ou SMS;
- O crédito está aprovado e recebe o dinheiro na conta num máximo de 48 horas.
Quanto tempo demoram os bancos a analisar um crédito pessoal?
Os bancos demoram entre 24h e uma semana a analisar um crédito pessoal. Na Cofidis, Cetelem e outros bancos que aprovam crédito mais rápido a análise do crédito pessoal demora apenas um dia, mas nos bancos tradicionais pode levar uma semana. Este prazo começa quando o banco recebe todos os documentos exigidos ao cliente.
10 Dicas para aprovar um crédito pessoal
Siga estes conselhos para ter a aprovação do crédito pessoal:
- Forneça todos os documentos exigidos com rapidez
- Cumpra os limites da taxa de esforço
- Não faça pedidos para vários bancos ao mesmo tempo
- Apresente uma situação laboral estável
- Não tenha registo de incumprimentos ou atrasos no pagamento de créditos
- Tenha os extratos das suas contas com saldos positivos
- Junte um segundo titular para dar mais segurança ao banco
- Se necessário, apresente fiadores ou contrate seguros de proteção ao crédito
- Escolha prazo e montante adaptados à sua capacidade financeira
- Compare bancos para ter margem de negociação e um crédito mais barato
É fácil aprovar um crédito pessoal?
Sim, é fácil aprovar um crédito pessoal quando cumpre os critérios de análise mais utilizados pelos bancos. Isto significa que para a aprovação do crédito pessoal ser simples tem de ser trabalhador com contrato de efetivo, ter rendimentos suficientes para pagar as prestações, cumprir os limites da taxa de esforço e apresentar um histórico bancário sem incidentes.
Desta forma os créditos são fáceis de aprovar e consegue tratar de tudo em menos de 48 horas. Este é o prazo habitual para os bancos verificarem os seus dados e darem uma aprovação rápida ao crédito pessoal.
É possível ter um crédito aprovado na hora?
Não é possível um crédito pessoal aprovado na hora, já que o banco tem sempre de verificar os documentos e informações bancárias. Este processo leva entre um dia e sete dias, o que significa que não consegue ter crédito aprovado na hora. O que consegue é pré-aprovação imediata do crédito.
Qual a diferença entre crédito pré-aprovado e aprovado?
A diferença entre crédito pré-aprovado e aprovado é que o primeiro se trata de uma resposta provisória e o segundo é uma resposta final e com garantia de que vai receber o dinheiro emprestado. A pré-aprovação é feita com as informações que fornece de salário e dos créditos que paga atualmente. Com essas informações o banco oferece uma previsão a indicar que o financiamento pode ser aprovado.
Só depois do banco verificar os documentos, analisar o seu histórico bancário (através do Mapa de Responsabilidades) e calcular a sua taxa de esforço o crédito pessoal é aprovado. A partir daqui só precisa de assinar o contrato para receber a transferência com o dinheiro para a sua conta.
O que verificam os bancos para aprovar um crédito pessoal?
Para aprovar um crédito pessoal os bancos verificam a situação laboral e nível de rendimentos, o histórico de pagamento de créditos e o nível de endividamento. Ter uma situação laboral estável, por exemplo com um contrato de efetivo, não ter registos de incumprimento no Banco de Portugal e não ter dívidas demasiado altas para o nível de rendimentos ajudam-no a conseguir a aprovação do crédito pessoal.

Posso aprovar um crédito pessoal com o nome sujo nos bancos?
Não é possível aprovar um crédito pessoal com o nome sujo nos bancos. Se tem dívidas de créditos que não pagou no Banco de Portugal o pedido de crédito vai ser recusado em todos os bancos. Nesta situação procure soluções como a reunificação de dividas com a goBravo para resolver créditos por pagar.
Em que bancos é mais fácil aprovar um crédito pessoal?
Os bancos em que é mais fácil aprovar um crédito pessoal são a Cofidis ou a Cetelem e outras financeiras. Nos bancos que aprovam crédito mais rápido o processo é 100% online, o que torna o processo mais rápido e simples.
Nos bancos tradicionais e nos pedidos de credito em agências bancárias o processo é mais demorado. Por norma estes pedidos demoram pelo menos 72 horas até ter uma resposta do banco. E, se for preciso documentaçãop adicional, demora pelo menos uma semana até ter a aprovação final.
O que preciso para aprovar um crédito pessoal?
Para aprovar um crédito pessoal é preciso enviar toda a documentação e cumprir os critérios de análise como a taxa de esforço. Na primeira fase tem de enviar todos os documentos que o banco precisa para validar os dados que indicou no pedido.
- Documentos de Identificação Pessoal (CC ou Cartão de Residência e NIF) e Comprovativo de Morada
- Comprovativos de Rendimentos (Últimos Recibos de Salário ou Recibos Verdes Emitidos), Nota de Liquidação obtida no Portal das Finanças e Declaração de Entidade Patronal (indica o vínculo laboral)
- mapa de responsabilidades do crédito pessoal (indica os créditos que tem atualmente)
- Comprovativo de IBAN (indica a conta onde depositar o dinheiro e de onde são debitadas as prestações)
Na segunda fase o banco analisa a taxa de esforço, a situação laboral e o histórico bancário. Segundo os critérios do Banco de Portugal, o total das prestações de crédito que paga não deve superar 35% do rendimento mensal. Além disso os bancos não aprovam créditos a quem está na Lista Negra de Crédito do Banco de Portugal e a quem não tem trabalho efetivo, o que significa que recusam crédito a quem está desempregado ou com trabalho temporário.
Quanto tempo demora para o crédito pessoal ser aprovado?
O tempo de aprovação demora entre 24 horas, num crédito rápido, até uma semana. A rapidez depende dos procedimentos de cada banco, já que os critérios, rapidez de análise e processos digitais são diferentes. Em bancos como a Cofidis ou a Cetelem, e com o apoio de intermediários de crédito pessoal a aprovação do crédito pessoal é mais rápida e fácil. Fazer um crédito online também reduz o tempo de resposta.
Após a pré-aprovação a demora prende-se, principalmente, com a recolha dos documentos do crédito pessoal. Se enviar os documentos online no próprio dia e cumprir todos os critérios de aprovação, consegue assinar o contrato e receber a transferência logo no dia seguinte.
Pedir Agora Crédito Pessoal
Simular