O que são tarifários de telemóvel?
Tarifários de telemóvel são serviços fornecidos por seis operadoras em Portugal que incluem o acesso às redes móveis 91, 92, 93 e 96. Existem planos com consumos pré-pagos e outros pagos por mensalidade, que incluem sempre um plafond de minutos de chamadas, SMS e dados móveis.
Que operadoras de telemóvel existem em Portugal?
Existem seis operadoras de telemóvel em Portugal, que são a MEO, a NOS, a Vodafone, a NOWO, a Digi, a UZO, a Woo e a Lycamobile. A MEO, a NOS e a Vodafone têm também tarifários para jovens, que são a Moche, a WTF e a Yorn.
Que tarifários de telemóvel existem?
Existem dois tipos de tarifários de telemóvel, que são pré-pagos ou pós-pagos. Os tarifários têm plafonds de 1000 ou 3500 minutos e SMS e dados móveis entre 250 Mb e 100Gb. Há ainda tarifários com consumos ilimitados.
O que são planos pós-pagos de telemóvel?
Planos pós-pagos de telemóvel são tarifários por mensalidade, que são pagos através de uma fatura enviada para o cliente no final de cada mês. Estes tarifários estão disponíveis em todos os operadores excepto na LycaMobile.
O que são planos pré-pagos de telemóvel?
Planos pré-pagos de telemóvel são tarifários por carregamento, em que tem de fazer um pagamento do serviço num multibanco ou loja para ativar os serviços.Estes tarifários estão disponíveis em todos os operadores de telemóvel.
Qual a melhor escolha: tarifários pré-pagos ou tarifários pós-pagos de telemóvel?
Os tarifários pós-pagos são melhor escolha porque os serviços estão sempre ativos e os preços são mais baratos. Os tarifários pré-pagos apenas são indicados para quem usa muito pouco o telemóvel e não quer período de fidelização.
Que vantagens existem nos tarifários de telemóvel?
As vantagens que existem nos tarifários de telemóvel são:
- Oferta da ativação
- Acesso 5G
- Preços mais baixos com vários telemóveis na mesma fatura
- Descontos até 10€ nas mensalidades
- Mensalidades grátis
- Dados móveis adicionais
- Canais de streaming grátis
- Descontos em telemóveis e outros equipamentos
Estas vantagens são oferecidas nos tarifários pós-pagos com fidelização durante 24 meses.
Vale a pena aderir ao telemóvel com o pacote de tv e internet?
Sim, vale a pena aderir ao telemóvel com o pacote de tv e internet porque fica mais barato juntar todos os serviços. Ter um pacote com telemóvel também permite ter mais vantagens e aumentar os descontos e ofertas de adesão.
Como contratar um plano móvel em Portugal?
Para contratar um plano móvel em Portugal use um simulador de preços de telemóvel para comparar os tarifários de telemóvel de todos os operadores. Depois de encontrar o preço mais baixo pode aderir na hora.
A contratação de um plano móvel em Portugal demora 5 minutos, mas quando faz a adesão online ou por telefone demora até uma semana para receber o novo cartão em casa.
Que documentos são precisos para contratar um tarifários de telemóvel?
Não são precisos documentos para contratar um tarifários de telemóvel. Só precisa de fornecer ao operador o seu nome, morada e NIF, o CVP do telemóvel se quiser manter o número e o IBAN para aderir ao débito direto (opcional).
Quanto tempo demora a adesão a um serviço de telemóvel?
A adesão a um serviço de telemóvel demora apenas 5 minutos e pode ser feita presencialmente, numa loja, por telefone ou online. Na adesão online o cartão é enviado para casa, e demora entre 2 a 5 dias para chegar. Depois de ter o cartão consigo é ainda preciso fazer a ativação do cartão de telemóvel.
Os tarifários de telemóvel também podem ser usados no estrangeiro?
Sim, os tarifários de telemóvel também podem ser usados no estrangeiro, usando os serviços de roaming disponibilizados pelos operadores.
Quais são os preços dos tarifários de telemóvel?
Os preços dos tarifários de telemóvel variam entre os 4€ e os 50€ em Portugal. Os tarifários mais baratos são os tarifários Digi e os tarifários NOWO. Os tarifários mais caros são os planos de consumos ilimitados da MEO, da NOS e da Vodafone.
Que ofertas de adesão existem nos tarifários móveis?
As ofertas de adesão que existem nos tarifários móveis são mensalidades grátis, descontos nas mensalidades, canais de streaming, descontos em equipamentos e preços mais baixos na adesão com vários telemóveis na mesma fatura.
Quem tem os tarifários de telemóvel mais baratos?
Os tarifários de telemóvel mais baratos são os da Digi. O plano de telemóvel mais barato em Portugal é o plano Digi com 50Gb, chamadas ilimitadas e 1000 SMS grátis para números da mesma operadora, que custa 4€ por mês com fidelização por 3 meses.
Quais as diferenças entre os tarifários para jovens e os outros planos móveis?
As diferenças entre os tarifários para jovens e os outros planos móveis dos mesmos operadores (MEO, NOS e Vodafone) são o limite de idade dos clientes até 25 anos, pagamento semanal em vez de mensalidades, e plafonds de dados móveis adicionais para usar em redes sociais e outras plataformas web.
Os planos de telemóvel têm fidelização?
Sim, os planos de telemóvel pós-pagos têm fidelização de 24 meses quando há ofertas de adesão na MEO, NOS, Vodafone e NOWO. Na Digi a fidelização é de 3 meses e na Woo não existem períodos de fidelização.
Os planos de telemóvel por carregamento, ou pré-pagos, não têm fidelização.
Que serviços estão incluídos nos planos de telemóvel?
Nos planos de telemóvel estão incluídos minutos grátis de chamadas, sms grátis, um plafond de dados móveis, acesso ao roaming e ligação a redes 4G e 5G. Os plafonds de minutos, SMS e dados móveis são definidos mensalmente e reiniciam no começo de cada mês.
O que acontece se ultrapassar os limites de gastos no telemóvel?
Se ultrapassar os limites de gastos no telemóvel vão ser debitados todos os consumos adicionais realizados, que são incluídos no custo na fatura seguinte.
O 5G está incluído nos tarifários de telemóvel?
Sim, o 5G está incluído nos tarifários de telemóvel da MEO, da NOS, da Vodafone, da Digi e da Woo. Estes tarifários têm um acesso com velocidade máxima de 1Gbps.
Posso alterar os serviços do plano de telemóvel?
Sim, pode alterar os serviços do plano de telemóvel, como o plafond de dados móveis, o que é equivalente a fazer um novo contrato e a reiniciar o período de fidelização de 24 meses.
Qual a velocidade de internet nos tarifários móveis em Portugal?
A velocidade de internet nos tarifários móveis em Portugal é no máximo de 150 Mbps nas ligações 4G e no máximo de 1Gbps nas ligações 5G.
Posso cancelar o serviço de telemóvel?
Sim, pode cancelar o serviço de telemóvel em qualquer momento e o operador não pode opor-se ao cancelamento. Se cancelar o serviço dentro do período de fidelização existe o pagamento de uma compensação por quebra do contrato.
Como posso cancelar o tarifário de telemóvel?
Para cancelar o tarifário de telemóvel no período de fidelização tem de entrar em contacto com o seu operador. Para cancelar o tarifário móvel fora do período de fidelização pode usar o simulador de tarifários móveis para encontrar um preço mais baixo e fazer a adesão no novo operador, indicando o código de portabilidade para mudar e o contrato com o operador atual ser finalizado.
Posso manter o número se mudar de operador de telemóvel?
Sim, pode manter o número quando muda de operador de telemóvel. Para isso só precisa de pedir a portabilidade para o novo operador, que trata por si do processo para manter o número. Não existem custos para manter o número de telemóvel quando muda de operador e basta indicar o CVP para a mudança ser automática e fácil.
Aderir a um tarifário de telemóvel - Passo-a-Passo
Aderir a um tarifário de telemóvel é um processo rápido, que pode ser feito online em apenas três passos. Os passos para mudar de operador de telemóvel são os seguintes:
- Usar o simulador de preços de telemóvel - Faça a simulação de preços de telemóvel para encontrar o tarifário móvel mais barato.
Compare os plafonds de dados móveis, chamadas e SMS e os preços nos tarifários pós-pagos, planos pré-pagos e tarifários para jovens e escolha o melhor preço;
- Aderir ao novo operador - Indique os seus dados para fazer a adesão. Nos principais operadores existem ofertas de adesão e também 5G grátis para aderir.
Para mudar de operador de telemóvel só precisa indicar o seu nome, morada e NIF, o IBAN para o débito direto e o CVP;
- Portabiidade do número - Para manter o número de contacto indique o CVP e o novo operador trata por si da portabilidade do número de telemóvel;
- Ativação do cartão - A adesão online ou por telefone demora 5 minutos e depois o novo cartão é enviado para sua casa. Quando recebe o cartão tem de fazer a ativação do novo número para o novo tarifário de telemóvel ficar ativo.