Saiba o que é o SPIN e como aceder e fazer transferências bancárias com telemóvel
O SPIN é um sistema de transferências bancárias imediatas criado pelo Banco de Portugal que permite identificar o destinatário pelo número de telemóvel em vez do IBAN. Ele pode ser utilizado por particulares e empresas, facilitando transferências rápidas, seguras e sem custos adicionais. As transferências podem ser feitas através de homebanking, apps bancárias, ou diretamente nas agências dos bancos.
As vantagens do SPIN incluem sua acessibilidade, versatilidade, rapidez, segurança e ausência de custos adicionais. O sistema está disponível em 37 bancos e para usar o SPIN, basta associar o número de telemóvel ao IBAN que pretende. O SPIN é semelhante ao MBWay, mas é mais simples e focado em transferências e oferece menos funcionalidades.
O que é o SPIN?
O SPIN é um sistema para transferências bancárias imediatas com identificação do destinatário do dinheiro através do número de telemóvel. O SPIN pode ser utilizado para transferências bancárias para particulares e também para empresas.
O SPIN foi lançado pelo Banco de Portugal e significa sistema Identificador de derivação de conta.
Para que serve o SPIN?
O SPIN serve para fazer transferências bancárias imediatas de forma mais simples e segura, em que basta indicar os nove números do contacto de telemóvel do destinatário em vez dos 21 dígitos do IBAN.
Onde posso usar o sistema de pagamentos SPIN?
Pode usar o sistema de pagamentos SPIN através do homebanking, nas apps dos bancos e também para transferências bancárias nas agências e balcões dos bancos.
Quais as vantagens do SPIN?
As vantagens do SPIN são as seguintes:
- Prático - É mais fácil transferir dinheiro com o SPIN do que com o IBAN ou NIB
- Acessível - Pode fazer transferências em qualquer local com o SPIN nas apps, no homebanking e nas agências
- Versatilidade - Pode fazer transferências com SPIN para particulares e para empresas
- Rápido - As transferências são imediatas e a inserção dos dados do destinatário é mais fácil
- Grátis - Não existem custos acrescidos nas transferências bancárias com SPIN
- Segurança - Enviar dinheiro com o SPIN é tão seguro como através do homebanking ou das apps dos bancos
- Uso sem limites - Não existe um número limite para transferências com SPIN
Que bancos já têm SPIN?
Há 37 bancos e entidades que já têm o SPIN disponível. Entre os principais bancos portugueses apenas o Novo Banco não tem SPIN.
O Banco de Portugal já informou que até 16 de setembro de 2024 todos os bancos vão ter de implementar o SPIN para transferências bancárias dos seus clientes.
O SPIN tem custos?
Não, o SPIN não tem custos pelas transferências bancárias com número de telemóvel. Os preços são iguais aos que o banco pratica para as transferências bancárias feitas com IBAN.
Como usar o SPIN?
Para usar o SPIN para transferências não precisa de fazer nada, porque basta colocar o número de telemóvel da pessoa para quem vai transferir dinheiro com SPIN para a identificação ser automática.
Para receber dinheiro com o SPIN tem de fazer a associação do seu número de telemóvel ao IBAN que quer utilizar.
Como fazer uma transferência com SPIN?
Para fazer uma transferência com SPIN aceda à área de transferências bancárias do banco e utilize o número de telemóvel para identificar a pessoa ou empresa para quem vai transferir dinheiro. Depois surgem os dados do beneficiário da operação para verificar e concluir o processo com a colocação do código PIN que escolheu.
O que é preciso para usar o SPIN?
Para usar o SPIN para receber dinheiro só precisa de associar um contacto de telemóvel aos seus dados de contacto e à conta bancária. Para enviar dinheiro com o SPIN para outra conta bancária só precisa de indicar o número de telemóvel em vez do IBAN/NIB da conta.
Quais as diferenças entre o SPIN e o MBWay?
A maior diferença entre o SPIN e o MBWAy está nos criadores do serviço, já que o SPIN foi criado pelo Banco de Portugal e o MBWay foi criado pela SIBS, que gere a rede de multibancos nacionais.
Ao nível das funcionalidades o MBWay permite mais operações, como:
- Pagamentos de compras e serviços em plataformas online, como a Uber ou a Glovo
- Dividir contas entre vários utilizadores
- Pedir dinheiro
- Levantamentos em multibanco
- Ganhar prémios e outras vantagens com passatempos como o MBWay UP!
Como aderir ao SPIN?
Para aderir ao SPIN siga estes passos no site ou na app do seu banco:
- Entrar na área de transferências e selecionar o SPIN no site ou na app de homebanking
- Associar o número de telemóvel ao IBAN
- Aceitar as condições do serviço
- Confirmar a associação com o código PIN
Posso usar o SPIN sem aderir?
Sim, pode usar o SPIN para enviar dinheiro sem aderir. Para receber dinheiro com o SPIN tem sempre de aderir a este serviço através da Área de Cliente do seu banco.
Posso ter mais de um número associado à mesma conta bancária no SPIN?
Sim, pode ter mais de um número associado à mesma conta bancária do SPIN. Se a conta tiver dois ou mais titulares, ambos podem associar o seu número de telemóvel à mesma conta bancária.
Posso ter mais que um IBAN associado ao mesmo número de telefone no SPIN?
Não pode ter mais que um IBAN associado ao mesmo número de telefone no SPIN. Um número de telemóvel só pode ser utilizado no SPIN para operações com uma conta bancária.
Posso mudar o IBAN associado ao SPIN?
Sim, pode mudar o IBAN associado ao SPIN. Para fazer a mudança do IBAN no SPIN basta fazer no seu homebanking o pedido de mudança do IBAN associado ao SPIN. Esta funcionalidade é importante, por exemplo, se mudar de banco e quiser utilizar uma nova conta bancária com o SPIN.
Posso mudar o número de telemóvel associado a uma conta com SPIN?
Sim, para mudar o número de telemóvel associado a uma conta com SPIN tem de pedir ao banco a eliminação. Se trocou de número depois só precisa de atualizar os dados de contacto no banco, com o novo número de telemóvel, para associar um novo número ao SPIN.
Posso usar números de telefone estrangeiros no SPIN?
Sim, pode usar números de telefone estrangeiros no SPIN desde que a associação seja feita a uma conta bancária portuguesa, que começa com PT50.
Posso fazer transferências para o estrangeiro com SPIN?
Não é possível fazer transferências para o estrangeiro com SPIN neste momento. O Banco de Portugal afirma que no futuro será possível fazer transferências para outros países europeus com o SPIN mas ainda não existe data para essa funcionalidade ficar disponível.
As transferências com SPIN são seguras?
Sim, as transferências com SPIN são seguras e utilizam os mesmos métodos de proteção de dados e de envio de dinheiro que tem disponíveis na área pessoal do site e da app do banco para transferir dinheiro com o NIB e IBAN.
Pedir Agora Crédito Pessoal
Simular