Ativar Dark Mode

Saiba o que é a Baixa Tensão Especial e quem usa as tarifas BTE

Nuno Fatela

A Baixa Tensão Especial (BTE) é um tipo de fornecimento de eletricidade destinado a consumidores com maiores necessidades energéticas que os clientes domésticos mas que se situam abaixo dos requisitos para indústrias e grandes empresas. Estas tarifas situam-se acima dos 41,4 kVA e podem ser contratadas com preços fixos ou variáveis e ciclos horários simples, bi-horários ou tri-horários.

As tarifas BTE estão disponíveis em diversas empresas, que atuam em concorrência e com preços diferentes. Os clientes podem optar pelo mercado livre, mas também podem recorrer ao mercado regulado. Para selecionar as melhores tarifas em BTE tem de pedir orçamentos e comparar os preços em todos os fornecedores.

O Que é a BTE (Baixa Tensão Especial)?

A BTE (Baixa Tensão Especial) é uma categoria de fornecimento de eletricidade para empresas com consumo superior a 41,4 kVA e até 45 kVA. Ela destina-se a empresas que necessitam uma tensão elétrica mais alta que os clientes domésticos mas ainda abaixo das necessidades para fornecimento em Média Tensão ou Alta Tensão.

Quem pode aderir à BTE?

Podem aderir à BTE as empresas que têm um consumo energético consideravelmente superior aos clientes domésticos mas que ainda está abaixo dos consumos de grandes superfícies e indústrias de grande porte, com requisitos de potência muito elevados..

Como funciona a distribuição de energia em baixa tensão especial?

A distribuição de energia em baixa tensão especial funciona através das mesmas redes de baixa tensão normal, mas com maior capacidade de transporte, garantindo um fornecimento estável para grandes consumidores.

As faturas em BTE são mais caras?

Sim, as faturas em BTE são mais caras que as tarifas em BTN porque a potência contratada é mais alta. Além disso, o consumo também é superior e isso impacta o custo da fatura de eletricidade, mas há vantagens nas tarifas para consumidores de grande escala.

Como são calculadas as tarifas BTE?

As tarifas BTE são calculadas com base na potência contratada, no consumo e no horário de utilização, sendo que existem tarifas bi-horárias e tri-horárias disponíveis para otimizar os custos consoante as horas de funcionamento e fluxos de produção de bens ou serviços de cada empresa.

Que níveis de potência estão disponíveis em BTE?

Os níveis de potência disponíveis em BTE estão situados entre 41,4 kVA e 45 kVA. Este nível de potência está situado acima dos níveis em BTN e abaixo dos níveis em Média Tensão, e permitem aos clientes escolher diferentes tipos de tarifas e também entre diferentes ciclos horários.

Que tipos de tarifas estão disponíveis para BTE?

Estão disponíveis para BTE os seguintes tipos de tarifas:

  • Tarifas Fixas: Preço kWh definido antecipadamente e que não sofre alterações mensais
  • Tarifas Variáveis: Preços definidos a partir dos custos de produção de eletricidade no OMIE

Que ciclos horários estão disponíveis para BTE?

Estão disponíveis para BTE os seguintes ciclos horários:

  • Ciclo Simples: Preço constante durante todo o dia.
  • Ciclo Bi-Horário: Preços mais baratos nos períodos de Vazio (noite e fim de semana) e de Fora-Vazio (mais altos durante o período diurno nos dias úteis).
  • Tarifa Tri-Horária: Três períodos distintos ao longo do dia, com variação de preço entre Vazio, Ponta e Cheias.

Como escolher o melhor fornecedor em BTE?

Para escolher o melhor fornecedor em BTE tem de comparar tarifas, condições contratuais e serviços oferecidos pelos fornecedores, como a EDP Comercial, a Galp e a Endesa, para encontrar a melhor solução para a sua empresa.

A mudança de fornecedor de energia em BTE é simples e pode ser feita diretamente com o novo fornecedor ou através de plataformas online que permitem a comparação de ofertas.

Como contratar fornecimento em BTE?

Para contratar fornecimento em BTE, é necessário escolher uma empresa de energia com tarifas adaptadas para este tipo de necessidades. Depois tem de fornecer dados como o nome e NIF da empresa, a morada da instalação e a potência contratada que deseja, de acordo com as necessidades energéticas do seu negócio e os níveis de potência permitidos em BTE.

Seja qual for o seu nível de tensão, como BTE, BTN, Média Tensão ou Alta Tensão, comparar as ofertas de eletricidade é sempre um passo essencial para conseguir os melhores preços e poupar nas faturas de energia.

Poupe até 50% nas faturas

Simular