- comparamais.pt
- Luz e Gás
- Tensão Elétrica
- Alta Tensão
Alta Tensão Elétrica - Saiba o que é, os riscos e como funciona a eletricidade em AT
A Alta Tensão (AT) é usada por grandes empresas e indústrias que têm um elevado consumo de energia, como siderurgias, refinarias e grandes fábricas. Este artigo aborda o que é o fornecimento de energia em Alta Tensão, como funciona, quem pode aderir e quais são as tarifas disponíveis.
O Que é o fornecimento em Alta Tensão (AT)?
A Alta Tensão refere-se ao fornecimento de eletricidade com potências instaladas superiores a 10 MVA, alimentadas ao nível de tensão de 60 kV e com uma subestação própria a cargo do cliente. Este fornecimento destina-se a grandes consumidores de energia, principalmente indústrias pesadas.
Quem pode aderir ao fornecimento em AT?
Podem aderir ao fornecimento em AT as empresas que utilizam grandes quantidades de energia, como fábricas de processamento de materiais, refinarias ou grandes complexos industriais. Estas empresas necessitam de fornecimento em Alta Tensão para suportar os níveis elevados de consumos de eletricidade e de potência exigidos pelos equipamentos utilizados.
As ligações de alta tensão são perigosas?
Sim, as ligações de alta tensão são perigosas porque têm uma voltagem fatal para os seres humanos. Além disso, os campos eletromagnéticos gerados em alta tensão são considerados perigosos e podem estar associados a tipos raros de cancro, especialmente em crianças. Por este motivo existem várias regras de segurança portuguesas, inscritas no Decreto-Lei 18/2018 para garantir uma distância segura para as estações e cabos de alta tensão.
Como funciona a distribuição de energia em Alta Tensão?
A distribuição de energia em Alta Tensão funciona em três fases:
- A energia é transportada pela rede eletrica desde os centros de produção até transformadores por linhas de muito alta tensão
- Estes transformados fazem a transformação para alta e média tensão
- Linhas de Alta Tensão canalizam a eletricidade através de linhas dedicadas diretamente para os grandes consumidores
- Simples: Preço constante ao longo do dia.
- Bi-Horários: Preço reduzido em horários noturnos e fins de semana.
- Tri-Horários: Três diferentes faixas de preço, com horários de Vazio, Ponta e Cheia.
A eletricidade em alta tensão tem tarifas específicas?
Sim, existem tarifas específicas para a eletricidade em alta tensão, criadas para empresas que consomem grandes volumes de eletricidade. No entanto, a fórmula de cálculo continua a ser a mesma, e os custos variam de acordo com a potência contratada e os consumos realizados em kWh.
Como são calculadas as tarifas de Alta Tensão?
As tarifas de AT são calculadas com base na potência contratada e no consumo de energia. A maioria dos contratos oferece tarifas variáveis para otimizar o custo da eletricidade.
Que tipos de tarifas existem para alta tensão?
Existem diferentes tipos de tarifas, como tarifas fixas e tarifas variáveis, para clientes em alta tensão. E, de acordo com os ciclos de produção, podem existir ciclos horários diferentes, que são:
Como escolher o melhor fornecedor de AT?
Para escolher o fornecedor de Alta Tensão é preciso pedir orçamentos a todos os fornecedores com tarifas para estes níveis de tensão. Depois compare as ofertas analisando o preço da energia, a flexibilidade das tarifas e os serviços de monitorização de consumo oferecidos, algo que deve fazer também para tarifas em BTN, em BTE e em Média Tensão.
Para contratar o fornecimento em Alta Tensão, as empresas devem apresentar a documentação necessária e definir a potência de acordo com a sua demanda energética.
Poupe até 50% nas faturas
Simular