Ativar Dark Mode

Instalação de Painéis Solares - Saiba todos os passos e como fazer a opção certa

Nuno Fatela

A instalação de painéis solares em Portugal traz várias vantagens, como poupar nas faturas de luz e ter maior independência energética. A instalação de painéis solares deve ser cuidadosamente planeada, começando pela avaliação do local, escolha dos equipamentos adequados e dimensionamento do sistema.

Os passos para a instalação de painéis solares numa casa incluem a avaliação do local, o dimensionamento do sistema, a escolha dos equipamentos, a instalação dos painéis, a ligação à rede elétrica, a instalação de um quadro de proteção e a realização de testes finais para garantir o funcionamento correto. Escolher uma empresa certificada e experiente é fundamental para garantir qualidade e segurança na instalação de painéis solares, e faça sempre uma comparação de orçamentos antes de tomar uma decisão.

Quais as principais razões para instalar painéis solares?

As principais razões para instalar paineis solares em Portugal são as seguintes:

  • Poupar nas faturas de luz: Com a instalação de painéis solares produz a própria energia, reduzindo os consumos kWh e, dessa forma, baixando a fatura de eletricidade
  • Rentabilidade: O investimento para instalar painéis solares é amortizado num prazo entre 5 e 10 anos. Como eles trabalham durante 25 a 30 anos o investimento é recuperado e lucrativo
  • Investimento Ecológico: Instalar painéis solares permite ter acesso a uma fonte limpa e renovável, que contribui para a redução das emissões de carbono e do impacto ambiental
  • Apoios e Incentivos Financeiros:Existem vários apoios e subsídios governamentais que tornam a instalação mais acessível e rentável.
  • Valorização do Imóvel: A instalação de painéis solares aumentar o valor de um imóvel
  • Independência Energética: Produzir a própria eletricidade minimiza o impacto no seu orçamento mensal dos aumentos nos preços da energia
  • Manutenção Baixa: Os sistemas de energia solar requerem pouca manutenção , que passa apenas por limpeza ocasional e inspeções regulares
  • Longevidade Instalar painéis solares significa ter acesso a uma forma de produção de energia a longo prazo. Com a manutenção adequada os painéis solares produzem energia entre 25 e 30 anos
  • Flexibilidade de Instalação: A instalação de painéis solares pode ser feita com várias configurações e em diversos locais, como telhados, apartamentos ou terrenos

Qual é a vida útil de uma instalação solar?

A vida útil de uma instalação solar varia entre 10 anos (mínimo para painéis solares de filme fino) até aos 30 anos em vários tipos de painéis solares (monocristalinos, policristalinos e híbridos). Além disso, a perda de eficácia dos painéis monocristalinos e dos paineis solares térmicos é muito baixa, o que significa que eles mantêm uma produção de energia estável durante décadas.

Quantos painéis solares preciso para uma casa em Portugal?

Para uma casa em Portugal precisa do seguinte número de painéis solares, de acordo com os diferentes tipos de agregados familiares:

  • Casa com duas pessoas: Para um consumo médio mensal de 160 kWh, são necessários 4 painéis solares.
  • Casa com quatro pessoas: Para um consumo médio mensal de 420 kWh, são necessários 10 painéis solares.

Este cálculo é feito com painéis solares de 330 watts, com produção de 1kWh por dia para cada kW de potência do painel e um total de 4.30h de exposição solar direta. Isto significa uma produção de 0,33 kW por hora e um total de 1,485kWh/dia, o que significa uma produção média mensal de 44,55kWh em cada painel solar.

Estas quantidades de painéis exigem também a instalação de uma solução de armazenamento com baterias para painéis solares, já que apenas dessa forma consegue utilizar toda a energia produzida pelo sistema fotovoltaico.

Quais são os passos para a instalação de painéis solares numa casa?

Os passos para a instalação de painéis solares numa casa são os seguintes:

  1. Avaliação do Local: Um especialista realiza uma visita e avalia a viabilidade da instalação. Nesta análise é verificada a orientação do telhado, a quantidade de sombra e a estrutura do telhado.
  2. Dimensionamento do Sistema: Com base no consumo de energia da casa, calcula-se a quantidade de painéis solares necessários e a potência do inversor.
  3. Escolha dos Equipamentos: Selecionam-se os tipos de paineis solares, inversores e sistemas de armazenamento de energia, como baterias.
  4. Instalação dos Painéis: Obras para instalar os painéis solares , garantindo que estão corretamente posicionados para maximizar a exposição ao sol.
  5. Ligação à rede: Os painéis são ligados ao inversor, que converte a energia gerada em corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), adequada para uso em residências.
  6. Instalação do Quadro de Proteção: Um quadro de proteção é instalado para garantir a segurança do sistema e a integração com a rede elétrica da casa.
  7. Testes: O sistema passa por verificações finais para garantir que está a funcionar corretamente. Isso inclui verificar as conexões elétricas e a produção de energia.

Posso instalar painéis solares em apartamentos?

Sim, pode instalar painéis solares em apartamentos quando as varandas têm uma boa exposição solar e o espaço necessário para colocar o sistema de energia solar. A solução mais versátil para instalar paineis solares em apartamentos são os painéis de filme fino, pois são versáteis e têm uma boa eficácia de captação com baixa luminosidade.

Antes da instalação verifique sempre quais são as regras para painéis solares por parte do seu condomínio, para ver se precisa de obter alguma autorização.

Como escolher os paineis solares para carregar um carro elétrico?

Para escolher os painéis solares para carregar um carro elétrico preste especial atenção aos consumos do seu veículo, à capacidade de produção dos painéis, capacidade do inversor e ao custo de incluir um sistema de armazenamento de energia durante a noite. Os passos para escolher os painéis solares para carregar um carro elétrico são os seguintes:

  1. Verifique os consumos médios e distância percorrida mensalmente no seu carro elétrico. Um carro com consumo de 18kWh/100 km e que circula 500km por mês precisa de carregar 90 kWh
  2. Escolha um sistema de energia solar que cumpra estes requisitos. Por exemplo, se um painel produzir 50kWh mensalmente basta ter dois painéis para carregar o carro elétrico durante o mês. Se o sistema também for usado para a eletricidade de casa, analise os consumos de eletricidade que faz mensalmente na sua fatura de eletricidade
  3. Verifique a capacidade do inversor do sistema fotovoltaico. Se carrega o carro com uma wallbox de 7,4kW deve ter um inversor com capacidade superior (por exemplo, de 10kW) para garantir que não existe sobrecarga. Se o inversor tiver capacidade inferior à da wallbox isso vai limitar a rapidez de carga
  4. Se vai carregar o carro durante a noite selecione um sistema de baterias para armazenamento da energia solar. Verifique a capacidade, para conseguir atingir uma boa capacidade de bateria com uma única carga. A bateria deve ter, no mínimo, 15kWh a 20kWh, que permitem um carregamento para circular perto de 100km.

Como saber se o painel solar está a funcionar?

A melhor forma de saber se o painel solar está a funcionar é com um sistema com monitorização e conetado, que permite ver as informações de produção de energia através de uma app. Outras formas de ver são usar um multimetro para ver a tensão e corrente produzidas, e verificar o inversor (quando ele tem luzes de controlo que indicam o seu funcionamento).

Onde se deve instalar um painel solar?

Deve instalar um painel solar num local virado para sul (onde está o sol ao meio-dia, o que maximiza a produção diária) e garantir que a luz não é obstruída por sombras de árvores, edifícios ou por outros motivos. Os principais locais para instalar paineis solares são os telhados (com boa capacidade para suportar o peso dos painéis e menos sombras) ou em terreno aberto (mais acessíveis mas com maior risco de sombras).

Como deve ser instalado um painel solar?

Um painel solar deve ser instalado com a orientação geográfica correta (em Portugal é virado para sul) e com uma inclinação entre 30º e 40º para maximizar a captação de luz.

A instalação de painéis solares causa danos no telhado?

Não, a instalação de painéis solares não causa danos no telhado quando a verificação prévia do local e a montagem são feitas corretamente. Para não haver danos é preciso garantir que o telhado está em boas condições e consegue suportar o peso dos painéis e utilizar os sistemas de ancoragem, suportes e selantes mais indicados, para reduzir o risco de infiltrações e outros danos.

Qual o espaço que cada painel solar fotovoltaico ocupa?

Um painel solar fotovoltaico ocupa em média 1,65m2 a 2m2 (1 metro de largura por um metro de comprimento). Se tiver um consumo médio mensal de 400kWh e cada painel tiver uma produção de 25 kWh por mês, precisa de uma área de 16 metros de largura e 16 metros de comprimento para instalar um sistema de paineis solares.

Equipamentos necessários para a instalação dos painéis solares?

Os equipamentos necessários para a instalação dos painéis solares são os seguintes:

A instalação de painéis solares requer uma série de equipamentos e componentes para garantir um funcionamento eficiente e seguro do sistema. Abaixo estão os principais itens necessários:

  • Painéis Solares: Os painéis solares fotovoltaicos são o componente principal que converte a luz solar em eletricidade.
  • Inversor Solar: Este dispositivo converte a corrente contínua (CC) gerada pelos painéis em corrente alternada (CA), que é utilizada pelos eletrodomésticos.
  • Estruturas de Montagem: Sistema para fixar os painéis solares em telhados ou no solo, garantindo o posicionamento correto para a máxima exposição solar.
  • Cabos e Conectores: Cabos elétricos de alta qualidade e conectores ligam os painéis, o inversor e a rede elétrica para canalizar a eletricidade
  • Baterias (opcional): Para armazenar a energia gerada durante o dia para uso durante a noite ou em dias nublados, pode escolher um sistema de painéis solares com baterias.
  • Controlador de Carga(opcional): Em sistemas com baterias, o controlador de carga regula o carregamento e descarga das baterias, protegendo-as de sobrecargas.
  • Dispositivos de Segurança: Disjuntores, fusíveis e dispositivos de proteção contra sobretensões para proteger o sistema de falhas elétricas e danos.
  • Monitorização do Sistema: Sistemas para acompanhar a produção de energia e o desempenho dos painéis, também ajudam a identificar problemas e avarias.

É preciso mudar o quadro elétrico para instalar painéis solares?

Sim, é preciso mudar o quadro elétrico para instalar painéis solares quando ele não é adequado para suportar a nova entrada de energia gerada pelos painéis solares ou se não tiver as proteções necessárias, como disjuntores adequado. Ter um quadro de proteção moderno otimiza a distribuição de energia solar e torna o sistema mais seguro, protegendo os componentes dos sistemas fotovoltaicos e também a rede eletrica de casa.

Como escolher uma empresa para instalar painéis solares?

Para escolher uma empresa para instalar painéis solares comece por verificar a certificação e as licenças das empresas. Veja também quais oferecem apoio nas candidaturas aos incentivos para painéis solares. Depois procure avaliações, comentários e outras informações para saber a experiência e reputação da empresa. Selecione mais que uma empresa e peça orçamentos, analisando o modo de pagamento, os componentes da instalação de painéis solares e as garantias apresentadas.

Com todas estas informações faça uma comparação de preço dos painéis solares nas várias empresas, para encontrar a melhor relação custo-qualidade. Tal como acontece para encontrar a eletricidade mais barata, também para encontrar a melhor empresa para instalar painéis solares é essencial fazer uma comparação e descobrir a melhor escolha.

Poupe até 50% nas faturas

Simular