- comparamais.pt
- Luz e Gás
- Leituras e Contadores
- Contagem e Leitura da Luz
Leituras de Eletricidade - Saiba como fazer e enviar as contagens de luz
Para ler o contador de luz, deve-se anotar os consumos indicados nos códigos 1.8.1, 1.8.2 e 1.8.3, que correspondem às diferentes faixas horárias de consumo, verificar o CPE na fatura para identificar o contador e o NIF para identificar o cliente. As leituras podem ser comunicadas ao fornecedor de eletricidade ou à e-Redes por telefone, online, ou através de apps.
As leituras de eletricidade são feitas a cada três meses, mas é aconselhável realizar uma leitura mensal para garantir que os consumos cobrados são precisos. Se houver dúvidas sobre a precisão das leituras, pode-se pedir uma leitura extraordinária ou consultar e reclamar das leituras através dos canais disponíveis, como o site da e-Redes.
Como posso ler o contador de luz?
Para ler o contador de luz só precisa de ler os dados que se encontram no mostrador digital do contador referentes aos consumos, e que são indicados nos códigos 1.8.1, 1.8.2 e 1.8.3, e de ver o CPE do contador que está na sua fatura de luz.
Os códigos correspondem aos consumos em Vazio, Ponta e Cheias do contador, e o CPE identifica o seu contador de energia. Isto permite saber quanta eletricidade gastou em sua casa durante o último mês e calcular o valor a pagar na fatura mensal.
Como posso comunicar as leituras de luz?
Pode comunicar as leituras de luz da seguinte forma:
- Por telefone para os contactos de leitura ou apoio ao cliente da sua empresa de eletricidade
- Através da Área de Cliente do seu fornecedor de luz
- Na App do seu fornecedor de luz
- Nos formulários online disponíveis nos sites dos comercializadores
- Por Whatsapp
- Por telefone para a e-Redes
- Na App da e-Redes
- No formulário disponível no site da e-Redes
Nem todas as empresas de luz têm disponíveis meios para comunicar as leituras de luz, mas os contactos da e-Redes para dar as contagens de luz podem ser utilizados pelos clientes de todas as empresas de luz. Nas empresas de luz e gás os contactos para enviar as leituras de eletricidade servem também para fornecer as leituras de gás.
Posso dar a leitura do contador de luz online?
Sim, pode dar a leitura do contador de luz online através de formulários no site, app para telemóvel ou na Área de Cliente quando o seu fornecedor de energia tem disponíveis estas soluções para dar contagens de eletricidade.
Que dados tenho de tirar do contador para as leituras de eletricidade?
Os dados que tem de tirar do contador para as leituras de eletricidade são apenas os valores que surgem nos campos 1.8.1 (consumos em Vazio), 1.8.2 (consumos em Ponta) e 1.8.3 (consumos em Cheias) do seu contador inteligente.
Pode aguardar que estes dados apareçam no mostrador digital do contador ou pressionar o botão de controlo do seu contador de luz para eles serem mostrados.
De quanto em quanto tempo são feitas as leituras do contador de luz?
As leituras do contador de luz são feitas diretamente no contador com uma periodicidade máxima de três meses. Para enviar para o seu fornecedor as contagens deve fazer uma leitura mensal dos valores, garantindo que os consumos cobrados na fatura são reais.
Posso pedir uma leitura de luz extraordinária?
Sim, pode pedir uma leitura de luz extraordinária ao operador da rede de distribuição, que é a e-Redes. Este pedido pode ser feito quando considera que os consumos não estão a ser lidos corretamente e tem um custo de 7,15€.
Onde posso consultar as minhas leituras de eletricidade?
Pode consultar as suas leituras de eletricidade na fatura, verificando se estão os valores dos kWh de luz e gás são reais. Quando aparecem valores por estimativa isso significa que não foram feitas leituras do contador.
Para consultar o histórico de leituras aceda ao Balcão Digital da e-Redes e veja os dados relativos às leituras dos seus contadores na sua Área Pessoal.
Posso reclamar das contagens de eletricidade?
Sim, pode reclamar das contagens de eletricidade através do site da e-Redes, utilizando no formulário de contacto a opção “Não concordo com as minhas leituras”. Utilize esta opção quando verificar que os dados do contador e as leituras apresentadas têm valores diferentes.
Leituras EDP - Como fazer?
Para fazer as leituras EDP só precisa de aceder ao contador, obter os dados dos códigos 1.8 do mostrador e depois comunicar as leituras EDP através dos contactos disponíveis online e por telefone com a indicação do seu CPE de eletricidade e NIF.
Com o envio da contagem EDP garante que os kWh pagos na sua fatura são relativos apenas a consumos reais
Como posso comunicar as leituras à EDP?
Pode comunicar as leituras EDP online ou por telefone. As contagens EDP são comunicadas pelos seguintes meios:
- Contactos de Leituras EDP por Telefone - 800 10 53 53
- Comunicar leituras EDP online através da Área de Cliente
- Indicar as contagens EDP através do formulário disponível no site
- Fornecer as leituras EDP POR Whatsapp para o número 911 955 282
- Envio das leituras EDP através da App EDP para Android ou iOS
Em alternativa, também pode fazer a comunicação das leituras Endesa através dos contactos da e-Redes (app, formulário no site ou telefone).
Posso comunicar as leituras EDP online?
Sim, pode comunicar as leituras EDP online pela App, por formulário no site e através da Área de Cliente. Com internet ligada no smartphone também pode enviar as contagens EDP pelo Whatsapp.
Quando devo fazer a comunicação das leituras à EDP?
Deve fazer a comunicação das leituras à EDP nos últimos cinco dias ciclo de faturação, que surgem indicados na sua última fatura. Desta forma vai garantir que os consumos cobrados na fatura estão o mais próximo possível dos valores reais de kWh de eletricidade consumidos.
Onde posso verificar a contagem da luz da EDP na fatura?
Pode verificar a contagem da luz da EDP na fatura de eletricidade na segunda página, onde aparece a indicação “Consumo Real” nos valores a pagar. Quando aparece também a indicação “Consumo Estimado” isso significa que a sua fatura não tem apenas consumos obtidos com leituras das contagens EDP.
Pode também ver o histórico de consumos de eletricidade na última página da fatura EDP, através do gráfico relativo aos kWh registados durante os últimos doze meses.
Leituras Endesa - Como fazer?
Para fazer as leituras Endesa aceda ao contador, veja os dados dos códigos 1.8 do mostrador. Depois use os contactos para as leituras Endesa online e por telefone e identifique o local de consumo com o CPE e o NIF.
Com o envio da contagem Endesa garante que os kWh pagos na sua fatura são relativos apenas a consumos reais, sem estimativas e acertos na luz e gás.
Como posso comunicar as leituras à Endesa?
Pode comunicar as leituras à Endesa online ou por telefone, através dos seguintes meios:
- Dar a contagem Endesa através do formulário no site
- Comunicar as leituras Endesa na área de cliente MyEndesa
- Enviar as leituras à Endesa pela App para Android e iOS
- Dar as leituras Endesa por telefone para o número 800 10 10 33
Em alternativa, também pode fazer a comunicação das leituras Endesa através dos contactos da e-Redes (app, formulário no site ou telefone).
Posso comunicar as leituras Endesa online?
Sim, pode comunicar as leituras Endesa online através do formulário no site ou através da Área de Cliente MyEndesa. Com a internet ligada no telemóvel também pode fornecer as leituras na App Endesa.
Quando devo fazer a comunicação das leituras à Endesa?
Deve fazer a comunicação das leituras à Endesa nos dias indicados na fatura mensal de eletricidade. Normalmente as leituras são feitas nos últimos cinco dias do mês para depois receber a fatura no início do mês seguinte, mas se tiver um período de faturação diferente deve verificar as datas para comunicar a leitura de luz à Endesa na sua fatura.
Onde posso verificar a contagem da luz da Endesa na fatura?
Pode verificar a contagem da luz da Endesa na segunda página da sua fatura, onde aparece a indicação (Real) no termo de luz. Se aparecer uma indicação diferente, como estimativa, isso significa que os valores a pagar não são obtidos com as leituras do contador na Endesa.
Pode também ver o histórico de consumos de eletricidade na última página da fatura Endesa, através do gráfico relativo aos kWh registados durante os últimos doze meses.
Leituras Galp - Como fazer?
Para fazer as leituras Galp precisa de ler os dados do contador de luz, quando aparecem os códigos 1.8 no mostrador digital. Depois, com as leituras do contador Galp, com o seu NIF e com o CPE pode fazer a comunicação das leituras Galp por telefone ou online. Também pode fornecer os dados através do portal da e-Redes.
Quando envia as contagens à Galp evita que as suas faturas sejam feitas por estimativas, já que tem apenas valores reais das leituras Galp cobrados mensalmente. Desta forma, também não vão surgir depois acertos nas faturas seguintes.
Como posso comunicar as leituras à Galp?
Pode comunicar as leituras à Galp por telefone ou pela internet, das seguintes formas:
- Escolher para dar as leituras Galp no Assistente Virtual do site
- Enviando as contagens de eletricidade Galp através da App Mundo Galp
- Com a comunicação de leituras Galp na Área de Cliente
- Dar a contagem Galp por telefone, para o número 800 50 80 80
Em alternativa, também pode fazer a comunicação das leituras Galp através dos contactos da e-Redes (app, formulário no site ou telefone).
Posso comunicar as leituras Galp online?
Sim, pode comunicar as leituras Galp online através do site, na Área de Cliente ou na App Mundo Galp.
Quando devo fazer a comunicação das leituras à Galp?
Deve fazer a comunicação das leituras à Galp nos últimos dias do ciclo de faturação mensal. Se costuma receber a fatura de eletricidade no início do mês, isso significa que deve enviar as leituras dos contadores à Galp nos últimos cinco dias do mês.
Verifique sempre na sua fatura de energia qual o período recomendado para a comunicação das leituras Galp.
Onde posso verificar a contagem da luz da Galp na fatura?
Pode verificar a contagem da luz da Galp na segunda página da fatura de eletricidade, onde a indicação “Consumo Real” junto dos kWh cobrados. Se aparecer outra indicação, como “Consumo Estimado”, isso significa que não existe contagem e o valor cobrado é feito com estimativas de consumos.
Leituras Iberdrola - Como fazer?
A comunicação das leituras Iberdrola é feita com a leitura dos dados no quadro 1.8 do mostrador digital do seu contador de luz. Depois pode enviar as leituras de luz à Iberdrola online ou por telefone, indicando a referência de contrato, o NIF e o CPE para identificar o local de consumo. Com a comunicação das leituras Iberdrola garante faturas exatas e sem estimativas.
Como posso comunicar as leituras à Iberdrola?
Pode comunicar as leituras à Iberdrola online ou por telefone, pelos seguintes meios:
- Formulário online no site para comunicação de leituras Iberdrola
- Enviar as contagens à Iberdrola através da App para Android e iOS
- Pela Área de Cliente Iberdrola
- Comunicar as leituras Iberdrola por telefone para o número 800 60 60 60
Em alternativa, também pode fazer a comunicação das leituras Galp através dos contactos da e-Redes (app, formulário no site ou telefone).
Posso comunicar as leituras Iberdrola online?
Sim, pode comunicar as leituras Iberdrola online pelo formulário no site ou através da Área de Cliente. Também pode enviar as leituras pelo smartphone na App Iberdrola.
Quando devo fazer a comunicação das leituras à Iberdrola?
Deve fazer a comunicação das leituras à Iberdrola nos dias anteriores ao fecho do mês na sua fatura. Se recebe a fatura no dia 10 de cada mês, deve fazer a leitura com alguns dias de antecedência, preferencialmente entre o dian 1 e o dia 5 do mês.
Onde posso verificar a contagem da luz da Iberdrola na fatura?
Pode verificar a contagem da luz da Iberdrola na segunda página da fatura, com a indicação de “Energia Real” que significa que os dados foram obtidos com uma leitura do contador. Se existir outra indicação isso significa que foram feitas estimativas de consumos e que vai haver lugar a acertas nas faturas seguintes.
Leituras SU Eletricidade - Como fazer?
Para fazer as leituras SU Eletricidade registe os dados que aparecem nos códigos 1.8 do seu contador digital, referentes a horas de Vazio (1.8.1), Ponta (1.8.2) e Cheias (1.8.3). Depois pode enviar estes dados online ou por telefone, indicando o seu NIF e o CPE do contrato. Com o envio das leituras à SU Eletricidade garante que apenas são cobrados consumos reais na sua fatura.
Como posso comunicar as leituras à SU Eletricidade?
Pode comunicar as leituras à SU Eletricidade por telefone ou online através dos seguintes meios:
- Formulário para comunicação de leituras SU Eletricidade no site
- Envio das contagens à SU Eletricidade na Área de Cliente
- Comunicação de leituras SU Eletricidade na App para Android e iOS
- Contacto de leituras SU Eletricidade por telefone, no número 800 205 000
Em alternativa, também pode fazer a comunicação das leituras SU Eletricidade através dos contactos da e-Redes (app, formulário no site ou telefone).
Posso comunicar as leituras SU Eletricidade online?
Sim, pode comunicar as leituras SU Eletricidade online através de formulário no site, pela sua Área Pessoal e com a App da SU Eletricidade.
Quando devo fazer a comunicação das leituras à SU Eletricidade?
Deve fazer a comunicação das leituras à SU Eletricidade com uns dias de antecedência em relação ao fecho do período de faturação. Se costuma receber a fatura no dia 20 de cada mês deve fazer o envio das leituras com o mínimo de uma semana de antecedência.
Onde posso verificar a contagem da luz da SU Eletricidade na fatura?
Pode verificar a contagem da luz da SU Eletricidade na segunda página da fatura, através da secção “Leituras e Consumos”. Quando surge neste gráfico a informação que o valor foi calculado “com base nas leituras reais” isso indica que não existem estimativas nem acertos nas suas faturas.
Poupe até 50% nas faturas
Simular