Ativar Dark Mode

Descubra como fazer as leituras do gás e que dados enviar nas contagens do gás

Nuno Fatela

Para ler o contador de gás, deve-se anotar apenas os números sobre fundo preto e ignorar os que estão sobre fundo vermelho. Esses números devem ser comunicados ao fornecedor de gás, o que pode ser feito por telefone, através da área de cliente online, por app, ou até por WhatsApp.

As leituras de gás são realizadas a cada dois meses pelo operador da rede, mas os clientes podem enviar as suas leituras mensalmente. É possível também solicitar uma leitura extraordinária, que tem um custo adicional. As leituras podem ser consultadas na fatura mensal, e em caso de discrepâncias, os clientes podem reclamar junto ao fornecedor.

Como ler o contador de gás?

Para ler o contador de gás veja os números que aparecem sobre o fundo preto no contador e ignore os valores que aparecem sobre o fundo vermelho. Aponte esses números, que estão do lado esquerdo, para enviar as contagens do gás ao seu comercializador.

Como posso comunicar as leituras de gás?

Pode comunicar as leituras de gás das seguintes formas:

  • Por telefone para os contactos de leitura ou apoio ao cliente da sua empresa de gás
  • Através da Área de Cliente do seu fornecedor de gás
  • Na App do seu fornecedor de gás
  • Nos formulários online disponíveis nos sites dos comercializadores
  • Por Whatsapp

Posso dar a leitura do contador de gás online?

Sim, pode dar a leitura do contador de gás online através da Área Pessoal de Cliente ou por formulário. Com a internet ligada também pode enviar as contagens de gás pelo telemóvel através das apps ou pelo whatsapp.

Que dados tenho de tirar do contador para as leituras de gás?

Para dar as leituras de gás tem de retirar do contador de gás os números que aparecem do lado esquerdo, sob um fundo negro. Ignore sempre os números que aparecem com fundo vermelho quando vai tirar as leituras do gás do contador.

De quanto em quanto tempo são feitas as leituras do contador de gás?

As leituras de gás são feitas a cada dois meses pelo operador da rede de distribuição da sua zona de residência, que depois envia esta informação para o seu fornecedor de gás. Os clientes podem fazer as leituras de gás todos os meses para enviar à sua empresa de gás.

Posso pedir uma leitura de gás extraordinária?

Sim, pode pedir uma leitura de gás extraordinária ao operador da rede de distribuição da sua zona de residência. A leitura extraordinária do gás tem um custo de 17,43€.

Onde posso consultar as minhas leituras de gás?

Pode consultar as suas leituras de gás na fatura mensal, verificando se nos custos dos consumos kWh aparecem indicações sobre leituras reais ou estimadas.

Quando as leituras são reais é porque os dados foram enviados pelo cliente ou obtidos pelo ORD, e quando são estimativas não houve leituras do contador enviadas para o seu comercializador de gás.

Posso reclamar das contagens de gás?

Sim, pode reclamar das contagens de gás quando verifica que os valores obtidos não estão corretos ou que os dados que enviou não foram considerados para o cálculo da fatura. O seu fornecedor é obrigado a responder num prazo máximo de 15 dias, caso contrário tem direito a uma indemnização com valor mínimo de 5€.

Leituras Galp CUR - Como fazer?

Para fazer as leituras nos Galp CUR do gás deve obter os números no contador que aparecem sobre o fundo preto e depois forneça os dados por telefone ou através do formulário disponível no site. Com o envio das leituras no final do período de faturação evita estimativas e acertos na sua fatura e pode prever mais facilmente o valor a pagar.

Como posso comunicar as leituras à Galp CUR?

Pode comunicar as leituras à Galp CUR pelos seguintes contactos:

  • Formulário online no site Galp CUR/li>
  • Balcão Digital dos Galp CUR/li>
  • Telefone para leituras LisboaGás - 800 502 412
  • Telefone para leituras SetGás - 800 500 115
  • Telefone para leituras TagusGás - 800 273 273
  • Telefone para leituras PaxGás - 800 502 973
  • Telefone para leituras LusitaniaGás - 800 502 970
  • Telefone para leituras MediGás - 800 502 975
  • Telefone para leituras DianaGás - 800 502 974
  • Telefone para leituras BeiraGás - 800 502 971
  • Telefone para leituras DurienseGás - 800 502 972
  • Presencialmente nas lojas dos CUR de gás da sua região

Posso comunicar as leituras Galp CUR online?

Sim, pode comunicar as leituras Galp CUR online através do formulário disponível no site ou pelo Balcão Digital, a sua Área de Cliente, indicando o seu NIF e o CUI do gás.

Quando devo fazer a comunicação das leituras à Galp CUR?

Deve fazer a comunicação das leituras à Galp CUR nos últimas dias de cada ciclo de faturação. Normalmente a faturação encerra no final do mês, mas se tem um ciclo de faturação que termina no dia 15 deve enviar as leituras entre os dias 8 e 14 de cada mês.

Onde posso verificar a contagem do gás da Galp CUR na fatura?

Pode verificar a contagem do gás da Galp CUR na fatura na página com os consumos de gás. Se surgirem valores de Consumos Empresa é porque existem leituras reais do contador, e se surgirem leituras Estimada não existe uma leitura e a empresa fez uma previsão de consumos.

Leituras Portgás - Como fazer?

Para fazer as leituras da PortGás deve obter os números no contador que aparecem sobre o fundo preto e fornecer os dados por telefone ou através do formulário disponível no site. Com o envio das leituras no final do período de faturação evita estimativas e acertos na luz e gás na sua fatura e pode prever mais facilmente o valor a pagar.

Como posso comunicar as leituras à Portgás?

Pode comunicar as leituras à Portgás pelos seguintes meios:

  • Formulário online de contacto no site
  • Contagem Portgás por telefone para o número 800 500 330

Posso comunicar as leituras Portgás online?

Sim, pode comunicar as leituras Portgás online através do formulário no site, indicando o CUI do seu contador de gás e a leitura indicada no contador.

Quando devo fazer a comunicação das leituras à Portgás?

Deve fazer a comunicação das leituras à Portgás nos últimos cinco dias do ciclo de faturação. Se costuma receber a fatura no dia 25 deve fazer o envio das leituras entre os dias 15 e 20 de cada mês.

Enviar leituras de gás EDP, Endesa, Iberdrola e de outras empresas

Os contactos para enviar as leituras de gás EDP, as leituras de gás Endesa, leituras de gás Iberdrola e de outros fornecedores são idênticos aos contactos para o envio das leituras de luz. A única diferença é que em vez de fornecer o seu CPE deve indicar o seu CUI do gás.

Onde posso verificar a contagem da luz da Portgás na fatura?

Pode verificar a contagem da luz da Portgás na fatura junto da secção onde surgem os consumos kWh do gás. Se aparecerem as indicações Empresa ou Real junto dos consumos é porque foi feita uma medição ou as leituras que enviou foram consideradas para o cálculo da fatura.

Poupe até 50% nas faturas

Simular