- comparamais.pt
- Luz e Gás
- Leituras e Contadores
Leituras e contadores de luz e gás - Veja tudo o que precisa saber
As leituras de eletricidade e gás registram o consumo de energia em kWh através dos contadores instalados nas residências, sendo essenciais para calcular o custo final nas faturas. As leituras nas faturas podem ser reais, feitas pela e-Redes, pelos operadores de rede ou enviadas pelos clientes, ou por estimativa, caso os dados reais não estejam disponíveis. Enviar as leituras mensalmente evita estimativas e acertos nas faturas seguintes.
Os clientes podem enviar as leituras dos contadores por diversos meios online, por telefone ou presencialmente. A instalação e manutenção dos contadores são responsabilidade dos operadores das redes de distribuição, que também são os proprietários dos dispositivos. Os clientes não podem trocar os contadores por iniciativa própria e devem permitir o acesso aos equipamentos para as leituras, feitas com periodicidade máxima de três meses na eletricidade e dois meses no gás.
Se as leituras não puderem ser realizadas é agendada uma leitura extraordinária, com custos para o cliente. Se mesmo assim continuar a não ser possível fazer leituras, o fornecimento de energia pode ser interrompido.
O que são leituras de eletricidade?
As leituras de eletricidade são as contagens dos kWh de eletricidade registados no contador de eletricidade de casa. Este dispositivo está colocado entre a rede pública de eletricidade e a sua rede doméstica, e serve para saber quais os seus consumos de eletricidade.
As leituras de eletricidade podem ser reais, com dados obtidos remotamente ou lidos pelo operador de rede (a e-Redes), ou feitas por estimativa quando não existem dados. Seja qual for a forma de apuramento, é ao multiplicar os consumos lidos pelo preço kWh cobrado que é obtido o custo final na fatura.
O que são leituras de gás?
As leituras de gás são as contagens dos kWh de eletricidade registados no contador de gás de casa. Este dispositivo está colocado entre a canalização pública de gás e a sua rede doméstica de gás com o objetivo de registar todos os seus consumos.
As leituras de gás podem ser reais, com dados obtidos remotamente ou lidos pelo operador da rede de distribuição, ou feitas por estimativa quando não há dados. É sempre com a multiplicação dos consumos pelo preço kWh cobrado que se calcula o custo final da fatura.
Quem faz as leituras dos contadores de luz e gás?
As leituras dos contadores de luz são feitas pela e-Redes, que é o operador da rede de eletricidade, e as leituras do gás são feitas pelos operadores da rede de distribuição nas várias regiões do país.
Estas leituras são feitas por profissionais identificados destas empresas e são sempre gratuitas. Só existem custos quando os clientes pedem uma leitura extraordinária do contador.
Para que servem as leituras de luz e gás?
As leituras de luz e gás servem para evitar as estimativas de consumos de energia nas faturas, que podem dar origem a diferenças relevantes nas faturas. Se fornecer as leituras não existem estimativas nem acertos nas faturas.
Porque devo enviar as leituras de eletricidade e gás?
Deve enviar as leituras de eletricidade e gás para garantir que paga os kWh que consumiu em casa. Quando não existem leituras as comercializadoras de energia fazem estimativas de consumos e você pode pagar mais ou ser surpreendido com acertos nas faturas seguintes.
Quando devem ser feitas as contagens de luz e gás?
As contagens de luz e gás devem ser feitas nas datas indicadas na faturas de luz e gás, que indicam os últimos dias para o período de faturação. Se a fatura cobra os consumos entre o dia 1 e o dia 30 deve enviar as leituras de luz e gás entre os dias 24 e 29 de cada mês. Com outro período de faturação, tente enviar as contagens sempre na última semana do ciclo de faturação.
Como são feitas as contagens de luz e gás?
As contagens de luz e gás são feitas com a leitura dos registos indicados nos mostradores digitais ou analógicos de sua casa. Na eletricidade as contagens são dos kWh consumidos nos vários ciclos horários (Vazio, Ponta e Cheias), enquanto as contagens de gás são feitas em m3 e depois o valor é convertido para kWh.
Quantas vezes devo fazer as leituras dos contadores?
Deve fazer as leituras dos contadores todos os meses para garantir que nunca existem estimativas de consumos nas suas faturas.
Como posso enviar as leituras dos contadores de luz e gás ?
Pode enviar as leituras dos contadores de luz e gás para os operadores de rede de distribuição ou para o seu comercializador das seguintes formas:
- Área de Cliente online do seu comercializador
- Formulário online no site do seu comercializador
- App do comercializador de energia
- Telefone do comercializador de luz e gás
- Whatsapp do seu comercializador
- Presencialmente, nas lojas das empresas de luz e gás
- Contacto telefónico dos operadores das redes de distribuição
- Formulários online dos operadores das redes de distribuição
- Apps dos operadores das redes de distribuição
- Presencialmente nas lojas dos operadores das redes de distribuição
Que tipo de contadores de luz e gás existem?
Os contadores de luz podem ser analógicos (eletromecânicos ou estáticos) ou digitais (híbridos ou contadores inteligentes)., Os contadores de gás são sempre analógicos.
Os contadores analógicos têm apenas mostradores físicos, enquanto os mostradores digitais incluem ecrãs onde pode ler os seus consumos de energia.
Quem instala os contadores de eletricidade?
Os contadores de eletricidade são instalados pela e-Redes, enquanto operador da rede de distribuição de eletricidade. A mudança dos contadores analógicos para os contadores inteligentes também está a cargo de técnicos ao serviço da e-Redes.
Quem instala os contadores de gás?
Os contadores de gás são instalados pelos operadores da rede de distribuição de gás, um conjunto de empresas que operam em diferentes regiões do país:
- LisboaGás - Área Metropolitana de Lisboa a norte do Rio Tejo
- PortGás - Área Metropolitana do Porto
- SetGás - Área Metropolitana de Lisboa a sul do Rio Tejo
- PaxGás - Beja
- LusitaniaGás - Beira Litoral
- BeiraGás - Beira Interior
- TagusGás - Santarém e Alentejo Norte
- DianaGás - Évora e Sines
- MediGás - Algarve
Quando é instalado o contador de luz é definido um CPE de eletricidade para a eletricidade, e na instalação do gás é definido um CUI do gás do gás.
Quem são os proprietários dos contadores de luz e gás?
Os proprietários dos contadores de luz e gás são os operadores das redes de distribuição de energia. Estas empresas fazem a instalação dos contadores em casa dos clientes mas eles continuam a ser donos dos contadores.
Posso trocar os contadores de luz e gás?
Não pode trocar os contadores de luz e gás por iniciativa própria. Pode, no entanto, pedir a mudança dos contadores ao operador da rede de distribuição quando, através das leituras normais ou de uma leitura extraordinária, se verificam anomalias com os equipamentos.
Os clientes são obrigados a dar acesso aos contadores de casa?
Sim, os clientes são obrigados a dar acesso aos contadores de casa para serem feitas as leituras reais dos aparelhos ou, em alternativa, a fornecer as leituras reais dos equipamentos.
As leituras de eletricidade têm uma periodicidade máxima de três meses entre contagens, e as leituras de gás têm uma periodicidade máxima de dois meses entre contagens.
O que acontece se não for possível fazer as leituras de eletricidade e gás?
Se não for possível fazer as leituras de eletricidade e gás a ERSE ou o operador da rede de gás vai agendar uma leitura extraordinária, que é cobrada ao cliente. Se mesmo assim não for possível obter a leitura o fornecimento de energia pode ser cancelado.
Poupe até 50% nas faturas
Simular