Ativar Dark Mode

Reduzir os consumos de energia - Veja como poupar luz e gás em casa

Nuno Fatela

Para reduzir o consumo de eletricidade adopte vários hábitos de eficiência, como trocar lâmpadas por LEDs, evitar aparelhos em stand-by, usar eletrodomésticos eficientes e otimizar a temperatura dos espaços. Os medidores e sensores ajudam a identificar e controlar os maiores consumos, e fazer obras para melhorar o isolamento térmico e instalar janelas eficientes também ajudam a reduzir os consumos de energia. Por fim, apesar da mudança de tarifa não reduzir os consumos, isso reduz significativamente os custos na fatura.

Como reduzir os consumos de eletricidade?

Para reduzir os consumos de eletricidade deve ser eficiente e encontrar as soluções e equipamentos indicados para gastar menos luz. As principais formas de reduzir os consumos de eletricidade são as seguintes:

  • Trocar lâmpadas convencionais por LEDs
    As lâmpadas LED consomem até 90% menos energia do que as lâmpadas incandescentes e duram muito mais tempo. Trocar todas as lâmpadas da casa oferece uma boa redução nos consumos de luz.
  • Não ter equipamentos em stand-by
    Os chamados “consumos fantasma” de eletricidade têm um impacto na fatura e são causados por equipamentos que permanecem ligados e a gastar energia. Acontece, por exemplo, com as luzes de piloto da TV, o relógio do micro-ondas e carregadores ligados à corrente
  • Iluminação e Climatização Natural
    Aproveitar a luz solar e evitar acender as lâmpadas ajuda a reduzir os consumos de eletricidade. Além disso, evitar janelas abertas no Verão e Inverno evita ligar os sistemas de climatização
  • Eletrodomésticos eficientes
    Os equipamentos mais eficientes da Classe A++ são até 60% mais poupados que um eletrodoméstico Classe D. Num frigorífico, por exemplo, isto é uma diferença de 200kWh entre o gasto de 150 kWh na Classe A++ e os 350 kWh na Classe D
  • Regular a temperatura de eletrodomésticos
    Manter uma temperatura estável e sem usar extremos reduz os consumos dos eletrodomésticos
  • Banhos curtos
    Além de poupar eletricidade, também poupa com a redução dos gastos de gás natural e de água
  • Medidores e sensores
    Os medidores são uma excelente forma de tomar consciência dos equipamentos que pesam mais na fatura. E usar sensores, por exemplo na iluminação, ajuda a reduzir os consumos de eletricidade e evita desperdícios.

Quais os principais gastos de eletricidade desnecessários?

Os principais gastos de eletricidade desnecessários em Portugal são causados por desperdícios de equipamentos em stand-by, manter equipamentos antiquados e com consumos elevados e fazer uma utilização pouco eficiente dos equipamentos.

A má qualidade de construção, que dá origem a pobreza energética e causa necessidade de equipamentos de aquecimento ou refrigeração do ar, também são uma fonte de gastos desnecessários de eletricidade em Portugal. Além disso, estes gastos desncessários por equipamentos ligados podem obrigar a um aumento da potência contratada, fazendo subir ainda mais o custo das faturas.

Fazer obras em casa ajuda a reduzir os consumos de energia?

Sim, fazer obras em casa ajuda a reduzir os consumos de energia porque melhora o conforto térmico. A instalação de janelas eficientes e a melhoria do isolamento térmico são duas formas de reduzir os consumos de eletricidade extremamente eficazes.

Quanto se poupa nos consumos de energia com painéis solares?

Os painéis solares permitem poupar entre 30% e 60% nos consumos de energia. A poupança total depende da capacidade do equipamento, da existência de sistemas de armazenamento de energia fotovoltaica, da quantidade de eletricidade consumida na habitação e outros fatores.

O autoconsumo reduz os gastos com eletricidade?

Sim, o autoconsumo reduz os gastos com eletricidade porque permite injetar o excedente de energia na rede pública ou vendê-lo ao seu comercializador, que abate esse valor no custo final da fatura. Além disso, como produtor de autoconsumo também tem direito a descontos em taxas e impostos na eletricidade.

Mudar de tarifário reduz os consumos de eletricidade?

Não, mudar de tarifário não reduz os consumos de eletricidade mas permite pagar menos nas suas faturas. Apesar dos consumos serem os mesmos, o preço kWh que vai pagar é menor, o que significa uma poupança até 50% na sua fatura de eletricidade. Para ver quanto poupa aceda ao simulador de luz e gás e descubra a melhor tarifa de energia para si.

Poupe até 50% nas faturas

Simular