Ativar Dark Mode

Consumos dos Eletrodomésticos - Saiba quais são e como os reduzir

Nuno Fatela

Os eletrodomésticos representam 50% do consumo de eletricidade em casa, seguidos pela iluminação (30%) e o aquecimento de água (10%). Equipamentos como frigoríficos, que estão sempre ligados, e dispositivos em stand-by, como televisores, aumentam o consumo.

Para reduzir os gastos, é importante desligar aparelhos da tomada, usar equipamentos eficientes, fazer manutenção e adotar hábitos conscientes, como lavar com carga completa e ajustar a temperatura. Mudar para eletrodomésticos mais eficientes e monitorizar os consumos também ajuda a poupar energia e baixar as faturas, que ficam mais baratas com um custo inferior pelos kWh consumidos.

Quando representam os eletrodomésticos nos consumos de energia em casa?

Os eletrodomésticos representam 50% dos consumos de eletricidade em casa, de acordo com as estimativas da ADENE. Este é o principal contributo para a fatura de eletricidade, seguido da iluminação, responsável por 30% dos consumos e do aquecimento da água, a que corresponde 10% do consumo de eletricidade.

Para o forte impacto dos eletrodomésticos nos consumos de energia em casa contribuem diversos fatores. Em primeiro lugar está o facto de existirem eletrodomésticos, como o frigorífico e a arca congeladora, que estão ligados em permanência. Além disso, os consumos em stand-by de equipamentos como a televisão, a box de Tv ou o ar condicionado também contribuem para este valor, bem como a elevada potência de equipamentos como aquecedores ou chaleiras elétricas.

Que eletrodomésticos têm maiores consumos de eletricidade?

Os eletrodomésticos com os maiores consumos de eletricidade são os seguintes:

  1. Carregador Rápido de Carro Elétrico - 7400W
  2. Carregador Lento de Carro Elétrico - 3700W
  3. Ar Condicionado - 2500W
  4. Bomba de Calor - 2500W
  5. Ferro de Engomar com caldeira - 2400W
  6. Aquecedor a Óleo - 2000W
  7. Termoaculumador - 1800W
  8. Aspirador - 1600W
  9. Máquina de Lavar Roupa 8kg - 1500W
  10. Máquina de Secar Roupa - 1500W
  11. Secador de Cabelo - 1500W
  12. Placa de Indução - 1350W
  13. Máquina de Lavar Loiça - 1125W
  14. Forno Elétrico - 1125W

Como baixar os consumos dos eletrodomésticos?

Para baixar os consumos dos eletrodomésticos deve ter em atenção os seguintes conselhos:

  • Desligar os aparelhos da tomada
    Mesmo em standby os aparelhos continuam a consumir energia, por isso deve desligar os eletrodomésticos da tomada ou ter tomadas inteligentes que pode desligar para evitar consumos "fantasma"
  • Usar aparelhos eficientes (Classe A ou B)
    Eletrodomésticos com certificação energética elevada são mais eficientes e consomem consumir menos energia. O investimento inicial é maior mas recupera o dinheiro ao longo do tempo.
  • Optar pelo modo ECO
    Selecionar o modo ECO para eletrodomésticos como máquinas de lavar roupa e de lavar loiça permite reduzir para metade os gastos com cada ciclo de lavagem.
  • Fazer manutenção dos aparelhos
    Filtros de ar condicionado entupidos ou borrachas de vedação danificadas aumentam os consumos de energia. Se realizar manutenção regular dos equipamentos vai reduzir os gastos de eletricidade.
  • Utilização Eficiente
    Lavar roupas com cargas completas e optar por ciclos de lavagem a frio poupa energia. Secar ao ar livre, quando possível, em vez da máquina de secar também faz uma grande diferença.
  • Descongelar naturalmente os alimentos
    Retirar os alimentos com antecedência para descongelar reduz o tempo de uso do micro-ondas ou do forno. Além disso, permite manter o frigorífico com uma temperatura mais estável e reduzir consumos.
  • Ajustar a temperatura dos equipamentos
    Ter frigoríficos entre 3º e 5º, congeladores nos -15º a -18º, usar o forno nos 180º ou manter o ar condicionado numa temperatura amena (perto de 22º) evita esforços adicionais e reduz os consumos
  • Iluminação LED e sensores de movimento
    Trocar as luzes convencionais por LEDs reduz o consumo de energia drasticamente. Se combinar lâmpadas modernas com sensores de movimento otimiza ainda mais os consumos de eletricidade.

Como monitorizar os consumos dos eletrodomésticos?

Para monitorizar os consumos dos eletrodomésticos existem duas soluções. Se quiser monitorizar os consumos gerais basta consultar diariamente ou em outros períodos de tempo mais curtos os dados do contador de eletricidade.

Para monitorizar com precisão os consumos dos eletrodomésticos pode instalar um sistema conectado de medição de consumos. Estes sistemas contam com tomadas inteligentes que medem os gastos de eletricidade em cada ponto de consumo e depois permitem, através de apps e outros softwares, saber quanto foi gasto com exatidão em cada eletrodoméstico.

Como saber os consumos de eletricidade de cada eletrodoméstico?

Pode saber os consumos de eletricidade de cada eletrodoméstico consulte a etiqueta energética dos equipamentos e depois calcule quanto vai gastar no final de cada mês em kWh.

Por exemplo, se compra um ferro que gasta 1500W e ele for usado durante 10 horas durante o mês, o consumo de eletricidade deste eletrodoméstico é de 1500W x 10h = 15000W/h (15 kWh).

Mudar eletrodomésticos reduz os consumos de eletricidade?

Sim, mudar os eletrodomésticos para equipamentos mais eficientes e com etiquetas energéticas modernas A ou B reduz os consumos. Estes equipamentos são mais eficientes e usam uma potência contratada mais baixa, uma combinação que ajuda a poupar eletricidade.

Mudar os eletrodomésticos reduz os consumos de gás?

Sim, mudar os eletrodomésticos como o esquentador ajuda a reduzir os consumos de gás. Além disso ter torneiras misturadoras mais eficientes e avançadas, fazer a manutenção das caldeiras e ser eficiente na utilização de fogões e fornos a gás também ajuda a reduzir os consumos de gás com os eletrodomésticos.

Que outras soluções existem para reduzir os gastos de eletricidade dos eletrodomésticos?

Para reduzir os gastos de eletricidade dos eletrodomésticos deve ser eficiente e, quando pode investir, comprar equipamentos modernos e que garantem consumos mais baixos. Mas também pode reduzir o peso dos eletrodomésticos na fatura de energia com preços mais baixos.

Assim, mesmo que não possa trocar os eletrodomésticos vai, com os mesmos consumos reduzir bastante a sua fatura de energia. Para conseguir esta poupança só precisa de usar o simulador de preços de luz e gás e descobrir, para os seus consumos e potência contratada, qual é o melhor preço de eletricidade.

Poupe até 50% nas faturas

Simular